SISU 2018: Inscrições abrem dia 29 de janeiro

Foram divulgadas as datas do primeiro processo seletivo do SISU (Sistema de Seleção Unificada) de 2018. As vagas ofertadas serão para o primeiro semestre letivo dos cursos de graduação em Universidades públicas do Brasil.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do Sistema (http://sisu.mec.gov.br) dos dias 29 de janeiro até 23h59m* do dia 1º de fevereiro.

*ATENÇÃO: os horários serão o de Brasília.

O processo utiliza a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio de 2017, que foi realizado em dois domingos esse ano, nos dias 5 e 12 de novembro. Serão ofertadas 239.601 vagas em 130 instituições nacionais.

Como funciona?

O SISU dá a opção do candidato escolher dois cursos (1ª e 2ª opção) em graduações e instituições semelhantes ou diferentes. Exemplo: a escolha pode ser Medicina UFRJ (1ª opção) e Direito UFRJ (2ª opção). No momento da escolha, o candidato também deverá definir se concorrerá à vagas de Ampla Concorrência ou Ações afirmativas (renda, escola pública e/ou raça). As opções podem ser trocadas da forma que o candidato desejar até 23h59m do dia 1º de fevereiro.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 2 de fevereiro e o prazo para as matrículas nas instituições serão nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro.

Lista de espera

Também no dia 2 de fevereiro será possível manifestar interesse na 1ª opção escolhida. O prazo para manifestar interesse vai até 23h59m do dia 16 de fevereiro. Após esse prazo o aluno deverá ficar atento aos portais das respectivas Universidades escolhidas.

O edital divulgado no Diário Oficial da União está disponível aqui.

A pesquisa de vagas ofertadas já está disponível para consulta no site do SISU. Você já pode procurar qual Universidade e curso deseja inserir no período de inscrições. 😉

Datas importantes

  • Inscrições: de 29 de janeiro até as 23h59 de 1º de fevereiro de 2018
  • 1ª chamada: 2 de fevereiro de 2018
  • Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 5, 6 e 7 de fevereiro de 2018
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 2 de fevereiro até as 23h59 de 16 de fevereiro

Tudo sobre o ENEM e processos seletivos, você encontra aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp