SISU 2017 – Como acertar na escolha do curso?

3564

As inscrições para o Sisu 2017 já começaram e muitos vestibulandos já fizeram suas escolhas em relação ao curso. Porém, uma parte dos estudantes ainda pode estar às voltas com essa decisão. O ideal é que você comece a pensar nesse assunto ainda no Ensino Médio. Mas, se você deixou para a última hora, fique ligado nas nossas super dicas.

1o dica – Faça um mapa do seu perfil

ibage

Faça um check-list do que gosta de fazer, os assuntos que lhe interessam (vale as disciplinas que mais gosta na escola!), habilidades e características. É essencial que a sua futura profissão esteja relacionada ao que você mais gosta de fazer. Essa é a chave para levar adiante o curso.

2o dica – Não fique preso aos cursos tradicionais

Isso significa não se restringir às alternativas tradicionais. Há mais de 200 opções de cursos superiores. Dê uma chance a você mesmo de descobrir uma profissão que você nem sabia que existia. Essa é a hora de verificar se o seu futuro não está num desses cursos. Faça uma pesquisa na rede.

3o dica – Conheça os conteúdos

Já tem algum curso finalista? Se você é desses, então, visite o site da faculdade ou universidade que o oferece para ver a grade curricular. Pode ser que você esteja encantado com o nome da profissão, mas não tem clareza do que aprenderá no curso ou das áreas de atuação do profissional. Conhecer os conteúdos que serão estudados vai lhe ajudar a ter uma ideia do que virá pela frente.

4o dica – Fale com amigos

É mega válido trocar uma ideia com amigos sobre como é a graduação, a rotina de estudos e as atividades.  Também vale bater aquele papo com quem já atua na área.

Se você já tem duas ou três opções de curso, então, pode tentar afinar a escolha, seguindo as nossas dicas. Mas, se não tem a mínima ideia do que fazer, faça o nosso teste vocacional. É fácil! Clique aqui.