Senado aprova dança, artes visuais e teatro no currículo do ensino básico

Os sistemas de ensino terão prazo de cinco anos para implantar as mudanças propostas pelo projeto.

1346

Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música. As diferentes manifestações culturais fazem parte de um conjunto de valores e uma forma de os seres humanos interagirem com o mundo em que vivem.

Na quinta-feira passada (7/4), o Senado aprovou a proposta que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no ponto referente ao ensino de artes. Pelo texto, a música, o teatro, as artes visuais e a dança serão as linguagens que constituirão o componente curricular do ensino de artes.

De acordo com o PCN de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, para a maior parte dos alunos, não houve possibilidade de saberem e participarem de outras manifestações artísticas como, por exemplo, cinema de animação, vídeo-arte, multimídia artística, dentre outras. 

Os sistemas de ensino terão prazo de cinco anos para implantar as mudanças propostas pelo projeto. Esse período, servirá para que sejam formados de forma adequada   os profissionais que atuarão na educação básica. A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil e está organizada da seguinte forma: a educação infantil (para crianças com até cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos).