Saiba os conceitos demográficos mais cobrados no Enem

A demografia, ou geografia da população, é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento frequentemente são cobrados no Enem e em outros vestibulares. Por isso, separamos alguns destes conceitos para que você tenha o conhecimento e não fique para trás quando aparecer alguma questão que envolva demografia. Veja:

Densidade demográfica ou população relativa: Corresponde ao número total de habitantes de uma determinada região, dividida pela área territorial da mesma. Geralmente medida em habitantes por quilômetros quadrado (hab/km²).

População Absoluta: É o índice geral de população de um determinado país, cidade, estado populationou região. A população absoluta do Brasil está estimada em 180 milhões de habitantes.

Taxa de natalidade: É o número de nascimentos que acontecem em uma determinada área. É calculado através da relação entre o número de nascidos vivos e a população total ou absoluta na região específica.

Taxa de fecundidade: Corresponde a uma estimativa para saber a quantidade de filhos que uma mulher pode ter ao longo do seu período de fertilidade, entre as idades de 15 e 49 anos. Se calcula através do número de nascimentos bem-sucedidos menos o número de óbitos em nascimentos.

Taxa de mortalidade: É o número de mortes registrados em uma determinada área. Calcula-se através da relação entre o número óbitos e a população absoluta de uma região específica.

Superpovoamento ou superpopulação: Uma área é considerada superpovoada quando o quantitativo populacional é maior do que as condições socioeconômicas existentes para a sua manutenção.

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp