Retrospectiva atualidades 2019

Retrospectiva atualidades 2019

Chegamos ao último mês de 2019, e com ele vem aqueles pensamentos sobre tudo que ocorreu durante esse ano turbulento, não é mesmo? Pensando nisso, o QG elaborou uma retrospectiva com os principais acontecimentos do ano, para você lembrar de tudo que já esqueceu nos últimos meses. Confira!  

 BRUMADINHO  

Logo no primeiro mês de 2019, fomos surpreendidos com mais um desastre envolvendo barragem de rejeitos. Dessa vez, a tragédia ocorreu em Brumadinho, em uma barragem de responsabilidade da empresa Vale S.A, que provocou a morte de mais de 200 pessoas, e o desaparecimento de cerca de 20. A lama de rejeitos provocou diversos impactos ambientais, contaminando a fauna e a flora da região e afetando também o rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.  

Retrospectiva atualidades 2019

TSUNAMI DA EDUCAÇÃO    

Após o decreto do ministro da educação, de contingenciar gastos de instituições federais, diversos estudantes, professores e simpatizantes se mobilizaram virtualmente e organizaram manifestações e paralisações ao redor do país. Os protestos foram chamados de “Tsunamis da educação” e na primeira onda, em maio, o Rio de Janeiro reuniu cerca de 150 mil pessoas nas ruas.  

 

HOMOFOBIA   

No dia 13 de junho, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) o Brasil se tornou o 43º país a criminalizar a homofobia, que é a discriminação contra orientação sexual. Até então, no Brasil, 70% dos assassinatos envolvendo a comunidade LGBT, ficavam impunes. 

 

VINGADORES  

É inegável a crescente popularização dos filmes de super-herói, principalmente os da franquia Vingadores, da Marvel. Com isso, Vingadores: Ultimato, em julho de 2019, ultrapassou Avatar e se tornou a maior bilheteria cinematográfica, alcançando U$ 2,789 bilhões de dólares!  

 

CLIMA   

Entre 20 e 27 de setembro, uma série de greves e protestos climáticos ocorreram ao redor do mundo, em aproximadamente 150 países. As manifestações tiveram como objetivo, cobrar medidas de preservação ambiental, bem como medidas governamentais contra as mudanças climáticas no planeta. Os eventos também contaram com a participação da ativista sueca de 16 anos, Greta Thunberg, que recebeu destaque mundial.  

 

CHILE 

Em meados de outubro e novembro, uma onda de protestos tomou conta do Chile. As manifestações começaram devido ao aumento das tarifas de metrô, mas se intensificaram com outras pautas, como questão previdenciária do país. Além disso, com a intensidade e repressão violenta dos protestos, o governo teve que impor um toque de recolher, e cerca de 20 pessoas morreram.  

LIBERTADORES   

Após 38 anos, o Flamengo conquistou seu segundo título da Libertadores da América. A final aconteceu em Lima, no Peru, e o time brasileiro venceu o River Plate por 2-1. A vitória levou centenas de torcedores rubro negros para as ruas, paralisando o centro da cidade do Rio de Janeiro. 

 

PARAISÓPOLIS   

Logo no primeiro dia de dezembro, uma ação policial em um baile funk na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, deixou nove mortos e doze feridos. As vítimas tinham em torno de 13 e 23 anos e não eram moradoras do local. Com a repressão, diversas pessoas correram para se abrigar e proteger, o que provocou casos de asfixia e pisoteamento 

 

Por fim, 2019 foi um ano bastante intenso do começo ao fim e seria impossível listar todos os acontecimentos aqui. O ano foi marcado por muita luta e resistência, mas infelizmente, também por muitas perdas e tristezas. Mas e você? O que achou de 2019?   

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp