Resultados do Enem 2016 já estão disponíveis!

Foi divulgado pelo Inep, na manhã desta quarta-feira (18), o resultado oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Os 6 milhões de candidatos que fizeram a prova em novembro do ano passado já podem consultar a nota que tiraram em cada uma das habilidades avaliadas. O Ministério da Educação (MEC) antecipou o resultado, que seria divulgado amanhã, dia 19.

Como consultar a sua nota do Enem 2016? 

1462482107_compose

Acesse o site oficial do Inep: http://inep.gov.br

Clique em “Acesse os resultados” e entre na área do participante.

Digite o seu CPF e senha (caso você tenha esquecido a sua senha, clique em “esqueci a senha” para recupera-la).

O que você vai encontrar no boletim de desempenho individual?

Quando abrir a nota oficial do exame, você irá encontrar o seu desempenho individual em cada uma das cinco provas do Enem:

-Redação

-Matemática e suas Tecnologias

-Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

-Ciências Humanas e suas Tecnologias

-Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Lembrando que o resultado apresenta uma pontuação geral, sem divulgar as questões que você errou ou acertou. O chamado “espelho da redação”, ou a sua redação digitalizada, poderá ser divulgada um pouco mais para frente pelo Inep.

Como é calculada a nota do Enem? 

As notas do Enem são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, cada questão tem um valor determinando pela quantidade de erros e acertos totais entre os candidatos. Clique aqui para saber mais sobre o TRI. 

E agora, o que fazer com a nota do Enem? 

A nota do Enem poderá ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificado (SISU), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo país. O SISU deverá estar disponível para inscrições no próximo mês e passará por algumas mudanças nesta edição (saiba mais).

Além disso, os estudantes que fizeram o Enem 2016 também poderão concorrer a bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares através do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para saber mais sobre o que fazer com a sua nota do Enem clique aqui. 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp