Redação Nota 1000 – Letra Legível

Os cadernos de caligrafia se tornaram recursos do século passado. Há pelo menos duas décadas, são poucos os alunos que treinam a letra cursiva nas folhas pautadas. No ensino médio, os trabalhos são entregues digitados e, possivelmente, poucos professores falam algo a respeito da letra.

As novas tecnologias de comunicação chegaram para ficar. Smartphones e aplicativos de mensagens de textos fazem correções automaticamente, quando não substituem as palavras que queremos escrever. A cada dia que passa, redações são escritas com letra ilegível. Não estamos nos referindo à letra “bonita” ou “feia”, mas àquelas que temos de nos esforçar para ler.

Uma pesquisa realizada com mais de 100 professores pela Imaginie (plataforma de correção de redações que atua em parceria com o QG), apontou que a caligrafia pode ser um dos grandes inimigos na hora da correção. Muitas redações não recebem correção porque são consideradas ilegíveis.

No Enem, o texto deve ser legível para que os corretores possam alcançar um bom entendimento da redação e avaliá-la da maneira mais justa possível. Por exemplo, há pessoas que não “fecham” o “a” e/ou o “o”, que não diferenciam o “m” do “n”. Esse é um dos problemas que pode prejudicar a leitura fluída que todo texto deve ter.

Dicas do QG

1.Tipos de canetas

Experimente diferentes tipos de canetas. Algumas deslizam com mais facilidade, com um registro mais fino ou mais espesso.

Fica a dica
Que tipo de caneta pode ser usada nos dias das provas do Enem?

Somente caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

2. Pangramas

Pangramas são frases que usam todas as letras de uma língua, ou seja, a pessoa treina redacao_nota_1000_bannertodas as letras ao mesmo tempo. O mais famoso deles é (The quick brown fox jumps over the lazy dog – a rápida raposa marrom pula sobre o cachorro preguiçoso).

2.1.Pangramas para praticar

  • Blitz prende ex-vesgo com cheque fajuto. (33 letras)
  • Um pequeno jabuti xereta viu dez cegonhas felizes. (42 letras)
  • Zebras caolhas de Java querem passar fax para moças gigantes de New York. (60 letras)
  • Gazeta publica hoje no jornal uma breve nota de faxina na quermesse. (56 letras)

Clique aqui para sair na frente na Redação do Enem.

emoji

 Bons estudos!!!

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp