Redação ENEM: dicas para melhorar a compreensão do tema

tema redação

É unânime que a Redação ENEM é um dos maiores desafios no ano de vestibular. Isso porque, além de rolar o nervosismo em fazer uma redação boa, a compreensão do tema ainda possui alguns obstáculos. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria com dicas para você melhorar sua compreensão do tema da redação, e não cair no erro. Confira! 

A prova de Redação ENEM é composta por um uma folha de rascunho, uma folha de resposta, uma pequena instrução e um caderno de textos motivadores. Tudo isso junto nos auxilia a construir uma boa redação e dentro das regras estipuladas, por isso é muito importante ficarmos atentos a dicas de como aproveitar isso.  

tema redação

CADERNO DE TEXTOS 

Muitas propostas de tema da prova de redação podem soar dúbios, como por exemplo o tema de 2014, que foi “Publicidade Infantil”, que poderia ser interpretado tanto como publicidade feita POR crianças, quanto publicidade feita PARA crianças. No entanto, o caderno de textos motivadores sempre desfaz essa nossa dúvida e nos direciona para o que de fato, o ENEM quer que você escreva. Portanto, não seja afobado, leia atentamente os textos e tenha certeza de que sua interpretação está correta.  

 

PALAVRAS CHAVE 

Busque por palavras chaves e comandos no enunciado do tema e dê atenção a elasNo tema de 2015 “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, podemos perceber que o assunto é violência contra a mulher, porém há um recorte, direcionando e restringindo esse assunto. Desse modo, a problemática ganha outra configuração e característica. Não é só sobre violência contra a mulher, mas por que ela continua sendo recorrente na sociedade brasileira. Quais são os motivos? Por que é algo sistemático? 

 

IDEIAS E ORGANIZAÇÃO 

Após a leitura do tema e dos textos, naturalmente começamos a ter diversas ideias, questionamentos e referências. No entanto, é muito importante que nesse momento você anote seus pensamentos e os selecione de maneira organizada. Assim você evita esquecer boas ideias, e evita também adotar uma posição que talvez não seja a mais adequada a aquele tema de redação.  

 

Por fim, atenção e organização são imprescindíveis. Quanto mais preparados psicologicamente, menos nervosismo sentimos e em menos armadilha caímos. Além disso, caso queira dar aquele gás na preparação em redação para o ENEM, não deixe de conhecer os novos planos de estudo do QG, destinados a área. Para conferir e conhecer mais sobre os cursos clique aqui.  

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp