Questões discursivas: 5 dicas para mandar bem na sua resposta

Leia atentamente a pergunta e ache o comando da questão:

Apesar de geralmente o tempo ser curto para a resolução de questões discursivas nos vestibulares, não se apresse para ler as perguntas. Compreender o comando principal da questão é essencial para elaborar uma boa resposta e, para isso, você deve ler o enunciado com bastante atenção. Enquanto realiza a leitura, não esqueça de anotar e sinalizar os principais tópicos, principalmente o comando principal da questão.

Esquematize sua resposta antes de começar a responder:

Depois de ter anotado os tópicos principais do enunciado que acabou de ler, reserve alguns minutos para estruturar sua resposta antes de colocar a resposta definitiva no papel. Isso lhe ajudará a responder a questão de forma clara e objetiva, além de otimizar o seu tempo.

Assim como na estrutura de uma redação, a regra básica “introdução, três pontos principais e conclusão” também vale para a resolução de uma questão discursiva. Mesmo que a resposta demande uma reposta objetiva, procure sempre desenvolver seu raciocínio com começo, meio e fim.

Explore seu argumento:

Se estiver seguro de sua reposta, você pode começar seu texto dando a resposta específica e depois acrescentar informações complementares para fundamentar seu ponto de vista. Algumas questões das áreas das humanas, por exemplo, lhe permitem explorar todos os lados do seu argumento e, por fim, concluir com uma análise crítica.

shutterstock_270696455

Muitas questões discursivas sugerem uma resposta simples e objetiva, mas o que realmente é avaliado pelos corretores é a capacidade do aluno de desenvolver um raciocínio estruturado. Então não caia na armadilha de fornecer uma visão unilateral sobre o assunto!

Revise sua resposta cuidadosamente:

Uns minutos finais para rever sua resposta é indispensável para um bom desempenho na questão. Esse tempo será fundamental para corrigir possíveis erros de ortografia e adicionar quaisquer informações que você considere válida para sua resposta. Coordene bem o seu tempo para que você possa revisar todas as suas respostas antes de entregar a prova, esses minutos finais podem ser crucias e bem úteis ao final de seu exame.

Pratique, pratique e pratique com simulados:

Todas as dicas citadas anteriormente serão mais produtivas durante a sua prova, se você já chegar preparado para utilizá-las da maneira correta. Fazer exercícios com questões discursivas de vestibulares anteriores irá lhe mostrar o caminho para entender como as perguntas discursivas são elaboradas, quais os conteúdos são mais abordados, como estruturar sua resposta e o tempo necessário que você deverá utilizar para cada etapa de sua resolução. Por isso, nunca deixe de praticar !

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp