Questões de Biologia do Enem 2015

É comum o Enem cobrar os temas de Biologia em assuntos do dia a dia e questões interdisciplinares na Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dessa forma, é importante fazer a leitura cuidadosa dos enunciados, principalmente do último parágrafo em que se encontra a pergunta. Também é válido ler atentamente as alternativas das questões porque podem conter alguma dica para a resolução. Outro ponto importante, é treinar a interpretação de gráficos e tabelas, indispensável para resolver boa parte das questões.

1. (Enem 2015) Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera moléculas de ATP. Contudo em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.

Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual de concentração de oxigênio?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Gabarito: alternativa E

Comentários:

Curva 5. Em anaerobiose nossa célula conta apenas com a glicólise e a fermentação lática, com saldo energético de apenas 2 ATP. Já em aerobiose consumimos totalmente cada molécula de glicose através das etapas da respiração celular: glicólise, oxidação do piruvato, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. O rendimento nessa condição é de 38 ATP.  Sendo assim, conforme aumenta o aporte de gás oxigênio menor é a necessidade de consumo do monossacarídeo, já que a respiração celular aeróbia possibilita maior eficiência.

2. (Enem 2015) Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.

MUOTRI, A. Você não é só você: carregamos células maternas na maioria de nossos órgãos. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que

a) o fenótipo das nossas células pode mudar por influência do meio ambiente.

b) a dominância genética determina a expressão de alguns genes.

c) as mutações genéticas introduzem variabilidade no genoma.

d) mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.

e) as nossas células corporais provêm de um único zigoto.

Gabarito: alternativa E

Comentários:

A questão depende da interpretação do texto que cita a presença de células com cromossomo sexual Y (cromossomo sexual masculino) em mulheres que geraram crianças do sexo masculino. Dessa maneira, uma mulher apresenta células provenientes do zigoto que a originou como também células provenientes do zigoto que gerou seu filho. Sendo assim, essa informação contesta o paradigma de que todas as células de um indivíduo são fruto da proliferação de apenas sua célula-ovo (ou zigoto).

3. (Enem 2015) A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)

a) eutrofização.

b) proliferação de algas.

c) inibição da fotossíntese.

d) fotodegradação da matéria orgânica.

e) aumento da quantidade de gases dissolvidos.

Gabarito: alternativa C

Comentários:

A leitura desatenta dessa questão poderia levar o aluno a optar pela opção correspondente à eutrofização. No entanto, nenhuma parte do texto evidencia queda da concentração de gás oxigênio em virtude do aumento da demanda bioquímica desse gás. Portanto, a opção que melhor responde à questão é a que indica inibição da fotossíntese como consequência do escurecimento da água, que impede a penetração da luz.

4. (Enem 2015) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).

Essa especiação não ocorre devido ao(a)

a) oscilação genética das raças.

b) convergência adaptativa entre raças.

c) isolamento geográfico entre as raças.

d) seleção natural que ocorre entre as raças.

e) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

Gabarito: alternativa E

Comentários:

Os cães de tamanhos grandes e pequenos mantêm o fluxo gênico graças aos cruzamentos com cães de tamanhos intermediários. Isso permite que todos os cães continuem fazendo parte da mesma espécie, uma vez que não se estabelece isolamento reprodutivo.

5. (Enem 2015) Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

Nessa situação o sistema excretor dos estudantes

a) aumentou a filtração glomerular.

b) produziu maior volume de urina.

c) produziu urina com menos ureia.

d) produziu urina com maior concentração de sais.

e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

Gabarito: alternativa D

Comentários:

Em condições de restrição hídrica a neuroipófise secreta o ADH (vasopressina). Esse hormônio estimula a reabsorção de água na porção final do túbulo renal. A consequência disso é a produção de urina com menos água, ou seja, mais concentrada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp