Quem foi: Tales de Mileto

5111

Quem foi Tales de Mileto?

Filósofo grego, matemático e astrônomo. Nasceu em 624 a.C, em Mileto, na Ásia Menor, a atual Turquia. Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a ser reconhecido por Aristóteles. Como fez história há muito tempo (muito mesmo, né?), pouco se sabe sobre sua vida pessoal e traços de sua personalidade, mas muito se sabe sobre sua colaboração para as Ciências Humanas e principalmente as Exatas.

Especula-se que o filósofo tenha atuado na área de empreendimento sob influência de sua família e por isso precisava viajar. Ele conheceu o Egito e a Babilônia que estavam com a ciência avançada, se comparada à Grécia. Foi então que o filósofo se dedicou aos estudos, onde foi ensinado por padres, aprendeu primeiro geometria e depois acabou se tornando mestre em Matemática e Astronomia.

Tales de Mileto ainda é estudado por escolas contemporâneas que se dedicam ao estudo da Filosofia. Na Grécia Antiga, a maioria dos filósofos possuía diversas aptidões e pesquisas em diferentes áreas, principalmente na Matemática. Vamos falar sobre ela daqui a pouco. 😉

Seus ensinamentos não estão registrados em nenhum livro. Quando questionado, Tales de Mileto apresentava seu conhecimento aplicando o método dedutivo e racional de acordo seu intelectual, ou seja, com o que sabia. Ele se tornou pioneiro nas pesquisas e descobertas sobre novos métodos científicos de Matemática, Astronomia e Engenharia, como por exemplo, medir a altura de uma pirâmide de acordo com sua sombra faz parte de uma de suas conquistas intelectuais.

Outra inovação para a ciência foi quando Tales de Mileto previu um eclipse solar em 28 de maio de 585 d.C. Quando o eclipse por fim se deu como verdadeiro, a população – que estava em guerra – interrompeu o conflito e observou o acontecimento astronômico.

Eclipse solar.

Como citado anteriormente, não há nenhum registro físico de Tales de Mileto, mas estudiosos acreditam que ele escreveu duas obras: “No Solstício” e “No Equinócio” em que o filósofo fala de teoremas geométricos. São eles:

  • Todo diâmetro divide um círculo divido em duas partes iguais;
  • Ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais;
  • Dois triângulos que possuem dois ângulos e um lado iguais, são exatamente iguais;
  • Quando qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro “AB”, tem-se um triângulo retângulo no ponto C.

Na Geometria, temos os Teoremas de Tales, que consiste em uma interseção entre duas retas paralelas e retas transversais, formando segmentos proporcionais. Matemáticos acreditam que Tales usou desse teorema para medir a altura das pirâmides que falamos anteriormente.