Quem foi Frida Kahlo?

Frida Kahlo nasceu no dia 6 de julho de 1907 na Cidade do México. Suas obras eram influenciadas por traumas físicos e psicológicos da sua infância e juventude, incluindo um acidente que a deixou deficiente e um marido infiel. Além disso, a artista sempre teve que lidar com questões sobre a sua nacionalidade: sua mãe era descendente de astecas e seu pai era alemão. Durante a segunda guerra, Kahlo alterou a ortografia de seu nome para que fosse menos germânico.

Suas obras são consideradas surrealistas por causa dos temas que muitas vezes eram bizarros e esquisitos. Porém, diferentemente dos surrealistas, Kahlo não se interessava por assuntos derivados de sonhos ou o inconsciente. Suas obras eram quase sempre autobiográficas.

Perto de sua morte, ela precisava tomar analgésicos diariamente para controlar as dores, o que comprometeu a qualidade de suas pinturas. Hoje, ela é um ícone da cultura mexicana e faz parte da representação da identidade nacional ou Mexicanidad.

Ideias principais:

– Juntando suas tragédias pessoais e uma forma realista de pintura, Kahlo produziu imagens cruas e perturbadoras. Sua inspiração era dominada por autorretratos que geralmente mostravam seu sofrimento.

– Suas obras eram consequências da junção de seu interesse pela sua mistura Mexicana-Alemã com a influência de seu marido que era ultra nacionalista.

8 curiosidades:

  1. Em sua primeira exposição, Frida chegou em uma ambulância;

    frida o quadro
    KAHLO, F. O Quadro. Museu do Louvre, França.
  2. A Casa Azul, onde morava, virou um museu;
  3. Frida Kahlo era bissexual;
  4. Ela viveu no México, na França e nos Estados Unidos;
  5. Seu nome completo era: Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, durante a segunda guerra, ela mudou a escrita de Frieda para Frida;
  6. Dos seus 143 quadros, 55 quadros são autorretratos;
  7. A presença de macacos em muitos de seus quadros é fruto da cultura mexicana. Na mitologia local, macacos são símbolos de luxúria, mas para ela, o animal representava proteção e afeto;
  8. O primeiro quadro a ser comprado por um museu renomado internacionalmente foi “O Quadro” pelo Museu do Louvre (Paris, França);

  Quadros e pinturas fazem parte das provas do Enem, veja algumas questões:

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881–1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo

PICASSO, P. Guernica . Óleo sobre tela. 349 × 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937.
PICASSO, P. Guernica . Óleo sobre tela. 349 × 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937.

a) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.

b) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.

c)  uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.

d)  esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.

e) uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

MONET,C. Mulher com sombrinha. 1875, 100x81cm. In: BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997.
MONET,C. Mulher com sombrinha. 1875, 100x81cm. In: BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997.

Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a

a) retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos.

b) usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado.

c) retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas.

d) usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.

e) usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.

GABARITO: A,D

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp