Quem foi: Frida Kahlo

Quem foi Frida Kahlo?

Uma artista mexicana que marcou o mundo com suas pinturas, personalidade e pensamentos. Nascida em 6 de julho de 1907, teve uma vida conturbada, com relacionamentos intensos. Frida Kahlo não era uma menina comum, para a época. Gostava de roupas masculinas, estampas fortes, sapatos baixos. Com 6 anos, foi diagnosticada com poliomelite e desde então, teve problemas motores no pé esquerdo.

Seu pai, Guillermo Kahlo, despertou seu amor pela arte, mas também a incentivou nos estudos. Frida fez faculdade de Medicina mas não chegou a exercer a profissão, mesmo sendo seu sonho.

Devido à um acidente de trânsito, em 1925, Frida passou por mais de 30 cirurgias em todo o corpo e se encontrou inválida por muito tempo. Foi então, que ela transformou toda a sua angústia em pinturas. Frida se entregou à arte. Suas pinturas eram, em sua maioria, auto retratos. Ela costumava se expressar através desses retratos. Pouco antes de morrer, em 1954, ela exibiu suas pinturas em Paris e no México.

Em 1929, Frida e Diego Riviera, pintor e muralista, se casaram. Os dois se conheceram em 1922, enquanto Frida ainda estava na escola. Diego era muito mais velho que ela e o relacionamento não era aprovado por sua família, mas o amor era intenso e Frida não se via sem o companheiro. O casamento foi conturbado: traição, briga, angústias e até separação, que não durou muito tempo, pouco mais de um ano. Diego e Frida não conseguiam se ver longe um do outro e acabaram reatando o relacionamento.

Frida Kahlo e Diego Riviera

É especulado que Frida Kahlo tenha tido um relacionamento que durou certo tempo com o revolucionário russo, Leon Trotsky, enquanto ele e sua família estavam hospedados na casa do casal. Riviera descobriu e pôs fim no relacionamento.

Em 1950, a poliomelite ainda trazia sequelas. A artista teve que amputar sua perna direita, o que a fez entrar em depressão profunda, mas ainda assim, continuar pintando.

No mesmo ano de suas exposições internacionais (1954), pouco depois, Frida Kahlo foi encontrada morta em sua casa com um bilhete que dizia: “Espero alegre a minha partida – e espero não retornar nunca mais”. A artista morreu com 47 anos.

O movimento feminista de 1970 reviveu a personalidade de Frida Kahlo, que sempre se opôs a opressão, regras machistas e se portava perante a sociedade da forma que se sentia bem.

Hoje, Frida Kahlo possui um Museu dedicado à sua vida e sua arte na cidade do México. além do livro bibliográfico “Frida: a Biografia”, de Hayden Herrera e um filme “Frida” com Salma Hayek interpretando a artista. O filme teve 6 indicações ao Oscar e ganhou 2 dos prêmios.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp