Qual universidade escolher?

889
Universidade

Como se já não bastasse a preocupação do vestibular e qual curso seguir, ainda tem a questão: Qual universidade escolher? Mas calma! É óbvio que o mais importante é passar para a carreira que deseja, mas sempre é bom já ir mapeando as possibilidades de graduação.

Primeiramente, para começar a pensar na instituição em si, você deve ter em mente já as suas opções de cursos, pois cada um possui seu renome separadamente em cada universidade. Isso não quer dizer que você já tenha definido o curso em si, mas trabalhe com o que você tem: suas opções.

Outro ponto importante é que a pesquisa pelas universidades pode, inclusive, te auxiliar na escolha do curso. Ao analisar a estrutura e as opções de pesquisa de uma instituição, isso pode fazer com que você conheça melhor algumas oportunidades de especialização.

Além disso, uma estratégia que pode te ajudar muito nisso é conversar com graduandos de diferentes universidades e pedir para que eles contem um pouco do cotidiano na instituição. Você pode procurar por grupos no facebook. Não tenha vergonha de conversar e tirar algumas dúvidas!

Vale ressaltar também que o corpo docente da instituição também é algo que deve estar em mente na hora de escolher sua universidade. Além da questão pedagógica em si, o ponto renome também pode ser muito importante mais lá na frente no seu currículo.

Outros pontos importantes que também devem ser levados em consideração são estrutura, viabilidade de locomoção, gastos em geral, oportunidades de especialização, renome na comunidade científica, entre outros. Caso seja viável para você, também vale a pena dar uma olhada em universidades fora de sua cidade.

Por fim, também vale a pena visitar as universidades que você tenha em mente depois de toda essa pesquisa. Quando você se identificar com alguma instituição, isso pode te dar mais gás para continuar nesse trajeto de pré-vestibular.

Gostou das dicas? Venha conferir a preparação completa!