Como organizar o seu tempo de prova em 7 passos

Para muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o controle do tempo de prova é umas das maiores dificuldades. Todos os candidatos possuem 4h30 para resolverem 90 questões no primeiro dia de prova, e 5h30 para 90 questões e uma redação no segundo dia. O tempo parece ser suficiente, mas se você não souber administrá-lo da maneira correta durante a resolução das questões, poderá acabar se prejudicando. Confira abaixo como você deve realizar a sua prova do Enem para aproveitar o tempo da melhor forma, em 7 passos:

1) Redação

Essa parte é bastante relativa, mas muitos especialistas recomendam realizar a redação do Enem antes de ir para as questões objetivas. Por quê? O candidato possui apenas 1 hora a mais no segundo dia de prova para a confecção da redação, por isso, escrevê-la no começo, garante que você consiga reservar este tempo somente para a sua elaboração. Caso você opte por realizar a redação após responder todas as questões objetivas, ou você poderá estar cansado demais para elaborar um texto dissertativo de 30 linhas ou não conseguirá separar tempo o suficiente.

Caso esteja bem seguro de seu tempo durante a prova, você poderá deixar para passar a redação para a folha oficial ao final da prova. Isto possibilitará uma revisão final e também poderá acrescentar outras ideias que tenha tido ao longo da prova.

2) Fazer as questões fáceis

A melhor forma de organizar seu tempo na hora de responder as questões objetivas da prova do Enem é separa-las, através de alguma marcação, em três categorias: fáceis, médias e difíceis.

Nas questões fáceis, você deve sinalizar aquelas que você tem certeza da resposta e que não necessitarão de nenhuma revisão. As médias são as questões que você está em dúvida entre duas ou três alternativas, marque as alternativas duvidosas e deixe um sinal ao lado da questão.

As questões difíceis serão aquelas que você não faz ideia de qual é a opção correta. Neste caso, indique a questão com a sua marcação de “questões difíceis”.

O primeiro passo é resolver as questões fáceis. Quanto as questões difíceis e médias, não perca muito tempo, apenas as marque para que você possa retornar nelas depois.

3) Fazer as questões médias e difíceis

Após responder todas as questões consideradas fáceis, volte ao início da prova e olhe atentamente as questões que você marcou como médias e difíceis. É nessa hora que você vai usar sua memória! Talvez algo que você tenha visto em outra questão já resolvida te ajude a descobrir qual é a resposta correta. Caso consiga achar a resolução, marque-a, se não souber, pule para a próxima.

shutterstock_379472362

Ao passar pela segunda vez nos itens marcados que você ainda não conseguiu resolver, procure ainda eliminar alternativas e tentar mais uma vez resolver as questões pendentes. Caso não consiga de maneira alguma resolver uma questão, marque-a e a deixe para o final da prova.

4) Intervalo

Após ter feito todas as questões que você teve a capacidade de resolver, é muito importante tirar um intervalo de 5 minutos. Neste momento, relaxe, se espreguice e respire. Essa é a hora de ir ao banheiro caso precise e de comer alguma coisa.

Após os cinco minutos de intervalo, veja quanto tempo falta para finalizar a prova, e mãos à obra!

5) Questões que faltam

Essa é a última chance de realizar as questões que não foram respondidas, sem ter a necessidade de chutar. Dedique maior tempo às questões que você já tenha conseguido eliminar alguma das alternativas ou as que você marcou anteriormente como “médias”.

6) Preencher o cartão-resposta

Quando somente as questões difíceis não obtiverem resposta, você já poderá partir para o cartão-resposta. Caso ainda tenha tempo de sobra, tire mais 5 minutos de descanso para relaxar a mente, para assim, estar concentrado o suficiente para preencher o cartão. Este processo leva cerca de 20 minutos e requer muita atenção para evitar erros que possam ser cruciais.

7) Hora do chute 

Após toda a maratona e de garantir que todas as questões que você respondeu com segurança estão preenchidas no cartão resposta, essa é a hora de escolher uma das alternativas nas questões que não foram respondidas. Se você não faz ideia de como eliminar alguma das alternativas, não perca tempo criando teorias para responder de maneira correta, apenas marque algo.

Lembrando, NUNCA deixe uma questão em branco. Uma reposta certa sempre valerá mais do que errar ou não responder. Portanto, por mais que o sistema identifique um chute e isso possa interferir na nota, sempre vale mais um acerto casual do que uma resposta em branco. (entenda melhor)

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp