QG do Enem indica – Interestelar

“Interestelar” foi um grande sucesso no cinema em 2014. Atualmente, ele se encontra disponível em blu-ray e em DVD. Um dos grandes motivos para assistir ao filme é que não se trata apenas de mais um filme de ficção-científica. Ele levanta questões prováveis que podem acontecer com o nosso planeta e com o futuro da humanidade.

Um grande desastre ambiental faz com que tempestades de poeira destruam todas as plantações, ameaçando a existência de vida na Terra. Para que a humanidade possa continuar existindo, um grupo de astronautas é encarregado de procurar por planetas que existam possibilidades de receber pessoas, para isto, eles precisam atravessar buracos negros que interligam um universo ao outro.  Esta é a trama central do filme.

Na vida real, a Ciência já confirmou que desde a existência da Terra, já houveram grandes desastres naturais que eliminaram várias espécies de vida do planeta. É possível que tais desastres possam ocorrer inevitavelmente daqui a milhões ou bilhões de anos, independentemente do homem estar acelerando o processo de aquecimento da atmosfera por meio de gases poluentes.

Segundo estudos baseados na teoria do grande físico Albert Einstein, é possível que existam dimensões paralelas e pontos na galáxia que as interligam. Einstein achava que seria impossível atravessarmos o buraco negro e depois voltarmos com vida devido a sua intensidade gravitacional que não permite que nem a luz escape.

Cientistas estudam a possibilidade de viver em Marte.
Cientistas estudam a possibilidade de viver em Marte.

Cientistas já estudam a possibilidade de se pisar e viver no planeta Marte.  A China por exemplo, pretende cultivar legumes no planeta vermelho.  No mês passado, a NASA anunciou a descoberta de um planeta com características similares ao nosso.  Os cientistas o chamaram de primo distante da Terra.  Ele foi batizado de planeta Kepler-452.

Assim como em “2001, uma odisseia no espaço”, “Interestelar” transcende o seu tempo, ultrapassando os limites da imaginação por meio da arte e da ciência.

Podemos pensar em um grande questionamento entre a ficção e a realidade: para onde vamos? Desejamos que todos estejam salvos e seguros em um ótimo lugar, onde seja possível um novo começo.

“Interestelar” é um grande espetáculo visual e com uma trilha musical.

Termino por aqui, deixando uma das frases do filme:

“O amor é a única coisa que transcende o tempo e o espaço…”

Boa viagem! 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp