Prova de Linguagens: Como ler as imagens

A interpretação de texto, imagens, gráficos, mapas, tabelas e pinturas pode ser identificada como a habilidade número 1 para se dar bem no ENEM. Junto do raciocínio lógico para algumas áreas, certamente é uma fórmula de sucesso para o estudante que vai prestar vestibular. Hoje, vamos pensar na prova de Linguagens.

Primeiro, algumas técnicas que auxiliam e especializam na interpretação:

Faça resumos: Sempre que estiver com seu livro predileto, livros pedagógicos, lendo blogs ou até mesmo estudando faça sempre resumos! Resumos são importantes e te ajudam a compreender a ideia do texto. Mas não esqueça que devem ser feitos em suas palavras, hein?

Fique amigo do dicionário: Ler com o dicionário do lado é muito importante, além de enriquecer seu vocabulário, você vai sempre entender quando cair no vestibular aquela palavrinha que não faz parte do nosso cotidiano e da linguagem oral-informal.

Concentração: Para se concentrar, basta esvaziar a mente. É difícil né? Às vezes uma mosquinha é mais interessante da matéria que estamos lendo sobre ou estudando. Mas pense que no seu vestibular você vai estar numa sala com o silêncio perfeito e aí sim sua concentração vai ser perfeita! Que tal treinar para este momento? Sempre que estiver lendo, procure um local silencioso, agradável e esteja sempre com um papel e caneta na mão para grifar ou separar as partes mais importantes do texto!

Feito tudo isso, vamos exercitar?

A seguir, vamos analisar algumas questões do ENEM 2015 e daremos as dicas necessárias para interpretá-las.

(ENEM 2015)

linguagens

(Zero Hora, jun.2008 – Adaptado)

Dia do Músico, do Professor, da Secretária, do Veterinário…  Muitas são as datas comemoradas ao longo do ano e elas, ao darem visibilidade a segmentos sobre a responsabilidade social desses segmentos. Nesse contexto, está inserida a propaganda da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em que se combinam elementos verbais e não verbais para se abordar a estreita relação entre imprensa, cidadania, informação e opinião. Sobre essa relação, depreende-se do texto da ABI que,

  1. a) para a imprensa exercer seu papel social, ela deve transformar opinião em informação.
  2. b) para a imprensa democratizar a opinião, ela deve selecionar a informação.
  3. c) para o cidadão expressar sua opinião, ele deve democratizar a informação.
  4. d) para a imprensa gerar informação, ela deve fundamentar-se em opinião.
  5. e) para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter acesso à informação.

Para a resolução se deve entender a relação entre a ilustração e a frase que consta nela. A partir da interpretação de texto e a sua competência é preciso construir a relação entre imprensa, cidadania, informação e opinião, como é pedido no enunciado. A frase dentro da cabeça em direção à boca parece pronta para ser dita, nela é referida a importância do acesso à informação como mínima condição para que possamos formar e emitir opiniões. Sendo assim, a opção correta é a letra E.

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