PRONATEC terá 2 milhões de vagas em 2016 e “MECFlix”

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado para capacitação profissional e técnica de jovens e adultos, ofertará neste ano mais de 2 milhões de vagas para os cursos técnicos. O número é maior do que oferecido ano passado, quando foram disponibilizados 1,3 milhão de matrículas.

Segundo o MEC, 1,6 milhão das vagas regulares para este ano serão em cursos de qualificação profissional de curta duração (até dois meses). Enquanto cerca de 400 mil vagas serão disponibilizadas em cursos técnicos de duração maior (dois a três anos).

O ministro da educação, Aloizio Mercadante, anunciou que ainda este ano haverá uma versão do Pronatec destinada à educação de jovens e adultos (EJA), onde os alunos poderão concluir o ensino médio e fundamental junto com a qualificação profissional oferecida pelo programa.

Além disso, Mercadante também divulgou a criação de uma plataforma chamada “MECFlix”,pronatec que será uma parceria entre o MEC e mais de 30 TVs públicas do país para oferecer cursos Pronatec à distância. A plataforma permitirá a transmissão de aulas, a orientação dos professores e o diálogo e interação entre os alunos.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar e democratizar a oferta de cursos de graduação profissional e tecnológica. Em junho de 2014, o governo anunciou uma nova fase do programa, com a meta de gerar mais 12 milhões de matrículas até 2018.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp