Problemas ambientais: os oceanos de plástico

Nós sabemos que a globalização causa danos graves ao meio ambiente. Os problemas ambientais causados pelo lixo é um assunto que costuma ser mencionado na prova do ENEM. O blog Ed-TED falou sobre os plásticos que são encontrados em oceanos e o quanto isso é nocivo para nossa vida no planeta.

Pesquisadores afirmam que os oceanos recebem, em média, 8,8 milhões de plásticos por ano. Esse número é BEM alarmante, não acha? Como uma medida de conscientização, marcas conhecida mundialmente se pronunciaram sobre novos passos relacionados à utilização de plástico, como por exemplo a cafeteria Starbucks, que até 2020 não oferecerá mais canudos plásticos aos seus clientes (a não ser que eles peçam).

Os TED Talkers (palestrantes do TED) foram questionados sobre os materiais de plástico que poderiam ser extintos de nossas vidas mas que fazem parte do nosso cotidiano, principalmente nas grandes cidades. Eles listaram alguns materiais e apresentaram os danos causados por cada um deles. Confira:

Microfibras, poliéster e cotonetes

A microfibra é encontrada em roupas, como calças leggings e em casacos de lã, é repleta de plástico poluente. Se você pensou que o despejo desse material no lixo é o que faz mal ao meio ambiente, se enganou. A própria lavagem das roupas faz com que a água leve partículas de microfibra para o oceano. Quantas pessoas no mundo têm uma calça legging ou até mesmo um casaco de lã? 🤔 Complicado, né? O poliéster também é um material muito nocivo, assim como os cotonetes de ouvido – que para alguns cientistas e médicos, é um produto totalmente desnecessário, mas esse é outro debate.

Artigos de plástico: embalagens, canudos, xícaras, utensílios e bolsas

Existem inúmeros casos de mortalidade de animais que se engasgam com os plásticos encontrados nos oceanos, principalmente as baleais e tartarugas marinhas. Além da contaminação da água que possui uma bactéria que resulta na desregulação endócrina do ser humano. 

Em média, 1 bilhão de canudos são jogados fora no mundo e são utilizados por apenas 5 minutos por cada pessoa. A decomposição no meio ambiente leva 450 anos.

No Rio de Janeiro, os canudos de plástico estão proibidos desde julho de 2018. Eles foram substituídos por canudos de papel reciclável ou biodegradável.

Devemos repensar nas nossas ações e nos conscientizar das consequências de nossos atos, pois o meio ambiente está cada vez mais degradado. 😢

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp