Principio de Arquimedes: entenda o fenômeno da flutuação

flutuação

A hidrostática é uma das áreas da física que mais tende a aparecer na prova do seu vestibular. Essa área que estuda os fluidos em repouso conta com alguns princípios imprescindíveis para os Exames. Dentre os princípios, temos o de Arquimedes, que explica a flutuação dos corpos em fluidos. Dessa forma, vamos dar uma olhada no assunto!

Primeiramente, o Principio de Arquimedes carrega a afirmação que: “Todo corpo imerso, total ou parcialmente em um fluido, sofre ação de uma força vertical para cima e cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”. Ou seja, existe uma força vertical que é igual ao peso do objeto, essa força é chamada de empuxo.

flutuação

Toda vez que um corpo estiver mergulhado em um fluido, o empuxo entrará em ação empurrando o corpo em uma direção contraria a da força gravitacional. Em outras palavras, o corpo vai tender a flutuar na superfície do fluido (ou parcialmente imerso). Existe também a possibilidade do peso do corpo ser maior que a força gerada no empuxo, nesse caso, o corpo tenderá a afundar. A formula do empuxo é : E = D. Vl. G

onde, E= Empuxo
D = densidade do fluido
Vl = volume do liquido deslocado
G = gravidade

As boias conseguem flutuar por conta do seu volume e peso. Por ser um objeto leve e que, dependendo do tamanho, ocupa espaço no fluido, as boias conseguem deslocar a água, gerando um empuxo capaz de fazer uma pessoa flutuar, juntando seu peso com o da boia.

Por fim, o Mar Morto, situado entre Jordânia, Israel e Cisjordânia, é conhecido pela sua alta salinidade, que faz com que exista uma facilidade maior para flutuação, quando comparada a mares com a salinidade padrão. O que explica isso é o fato da salinidade alta deixar o fluido mais denso, tendo como consequência um aumento no empuxo gerado.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Medicina & Saúde do QG do Enem, onde tratamos sobre assuntos de forma mais aprofundada, com correção de redação e atendimento para dúvidas. Clique aqui para saber mais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp