Como lidar com a pressão nos estudos?

O ano de preparação para o Enem, ou qualquer outro vestibular, é um ano de muitos desafios, descobertas e também de estresse para alguns. A pressão nos estudos é muito comum. Muitas vezes, temos que lidar com as cobranças externas, de família, amigos, e também com a própria auto-cobrança que está ali sempre batendo na sua porta, te exigindo mais e mais a cada dia. Será que é possível aguentar o ano de preparação sem lidar com esses estresses tão comuns, e que muitas vezes fazem mal ao estudante? O QG te dá algumas dicas:

1) Não esqueça de se cuidar pressaoestudos_banner

Um cenário bastante comum no universo de quem está se preparando para os vestibulares, é esquecer de si para dedicar-se 100% aos exames. Nunca faça isso! Antes de qualquer prova, você tem que se preocupar com a sua saúde e seu bem-estar. Muitas vezes você vai ter que dormir pouco, deixar de sair com os seus amigos para um programa legal, mas é sempre importante ter ideia dos seus limites e saber se cuidar. Se mantendo saudável e bem com você mesmo, os seus estudos com certeza terão mais efetividade. Caso contrário, você começará a perder energia, foco e produtividade mais rápido do que imagina.

2) Confie sempre na sua capacidade

Se cobrar muito pode ser motivo para muito estresse durante os seus estudos. Ao invés de sentir raiva de si mesmo por não estar conseguindo aprender a matéria, dedique mais um pouquinho de tempo e atenção à ela. Confiança é muito importante nesse momento. Você deve sempre acreditar na sua capacidade, e dar o seu melhor. Lembrando que “dar o nosso melhor” não tem nada a ver com passar noites sem dormir, deixar de viver a outra parte da sua vida, e estudar até ultrapassar os seus limites. Na verdade, tem a ver com dedicar seu tempo aos estudos fazendo o que está ao seu alcance. Se você colocou no seu planejamento de hoje realizar 50 exercícios de matemática, e mesmo faltando 10 exercícios você não está mais disposto para estudar, não tem problema! Você está cansando pois se dedicou realizando os exercícios, e deu o melhor de si.

3) Permita-se! 

Eu sempre quis entrar para a faculdade de medicina, e agora quase na reta final para o Enem eu estou querendo entrar em outro curso, mas não tenho coragem suficiente para tomar essa decisão, o que eu faço QG? Permita-se! É muito importante você seguir as suas vontades, e correr atrás do que realmente vai te fazer feliz, mesmo que isso vá contra a opinião de quem está mais próximo a você. Muitas vezes, os estudantes chegam no ano do vestibular sem ter muita clareza do que realmente desejam cursar no Ensino Superior, então, é mais que normal essa mudança “radical” acontecer. Você pode até mesmo entrar na graduação e perceber que não é bem isso que você quer, não tem nada de errado com isso. Mesmo que você tenha que se dedicar mais um ano, é um esforço que com certeza vai ter fazer mais feliz do que continuar na sua zona de conforto. Por isso, se arrisque mesmo e corra atrás do que o seu coração está chamando.

4) Não se afaste dos seus amigos e família 

Conversar com pessoas próximas a você também é uma forma de se conhecer mais. Seja os seus amigos ou sua família, não perca contato com essas pessoas que te fazem bem e que você se sente à vontade para conversar. Além do fato de que relações sociais são ótimas formas para cuidar de si mesmo, como já conversamos, elas também são essenciais para aqueles momentos que você se sente confuso e perdido no caminho. Se você não está tão confiante com a sua escolha, não sabe muito bem se está indo para o lado certo, procure conversar com alguém. Nem sempre o seu amigo ou alguém da sua família te dará a solução exata ou ideal, mas já é uma forma de colocar para fora e clarear as suas ideias.

Ah, e não esquece de dar uma conferida nas dicas do QG para estudar melhor! É só dar um clique bem aqui. 

Veja um vídeo de como relaxar nesse período:

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp