Postura Nota 10

“Ajeite essa postura e sente direito!” Quem nunca ouviu um aviso desses? Afinal, a nossa tendência natural é sentar com a coluna mais “relaxada” e só lembrar dela quando surgem dores. Pois esse sábio conselho de mãe também vale na hora de estudar e pode evitar uma série de problemas de saúde, como explica a fisioterapeuta, Marina Sales.

Segundo Marina, quem passa muitas horas estudando na frente do computador com a postura incorreta pode ter desde tensões e dores musculares a lesões mais graves. “Se a pessoa não corrigir a maneira de sentar pode ter alterações posturais como hiperlodose e escoliose e, se continuar errada, desenvolver LER [lesões por esforço repetitivo] como tendinite, bursites, lombalgia e lombociatalgia”, afirma a fisioterapeuta.

postura 2

A melhor forma de evitar essas lesões é mesmo a prevenção. De maneira geral, a recomendação de Marina é corrigir a postura diante da tela do computador ou notebook, fazer alongamentos a cada uma hora de estudo e realizar atividades físicas pelo menos duas vezes por semana.

Essas pequenas mudanças foram incluídas na rotina da advogada Laíza Campos, enquanto se preparava para concursos públicos. Ela conta que estudava cerca de dez horas por dia e estava começando a sentir dores no pescoço e na lombar. “As soluções que encontrei foram entrar no pilates, prestar mais atenção na maneira como sento e fazer intervalos para alongar. Com isso melhorei bastante”, relata Laíza.

As modificações dizem respeito às orientações detalhadas dadas pela fisioterapeuta em relação a forma correta de sentar em frente ao computador. Conforme Marina, os pés devem estar apoiados no solo, os joelhos e quadris flexionados a 90 graus e a coluna apoiada na cadeira – podendo ser necessária uma almofada para apoio lombar. Além disso, deve-se sentar sobre os ísquios, manter os cotovelos apoiados e flexionados a 90 graus e os ombros devem estar relaxados. Por fim, a cabeça deve estar alinhada a uma distância de 60 centímetros do monitor e o nível dos olhos deve estar de 10 a 20 graus do monitor.

Confira na imagem:

postura

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp