Por que o atrito é fundamental no Curling?

atrito no Curling

Os Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrem 2 anos após os de Verão, contam com esportes voltados ao inverno, como o próprio nome sugere. Dentre eles, temos o Curling, que se utiliza do conceito de atrito para ajudar uma equipe a alcançar o objetivo. Logo, vamos dar uma olhada a mais em como o atrito é fundamental no Curling.

O Curling, criado na Escócia, consiste em um jogo em que os jogadores devem lançar uma pedra de granito, que viaja na pista e deve parar no alvo marcado. Entretanto, o que marca o esporte é a ação de duas pessoas que varrem o chão, enquanto a pedra está em movimento. Ademais, eles não podem tocar na pedra, ou o lançamento será revogado. O ato de varrer o chão serve para diminuir o coeficiente de atrito entre a pedra e o solo, facilitando com que o objeto deslize por uma distância maior.

atrito no Curling

Voltando o assunto para a física, atrito é a força de contato entre dois corpos, em choque, que pode gerar movimento. A força de atrito é normalmente contrária ao movimento relativo e proporcional a força normal. Além disso, temos também o coeficiente de atrito, representado pela letra μ, este é responsável pela resistência de movimento entre dois corpos. No caso do Curling, o coeficiente de atrito é diminuído nas varridas dos competidores, diferentemente do caso de pneus no asfalto, onde o coeficiente de atrito é alto.

O coeficiente de atrito pode ser divido em cinético (ou dinâmico), onde as superfícies de contato estão em movimento relativo ou estático, quando as superfícies de contato não iniciaram o movimento relativo.

Na segunda aplicação do Enem de 2019, caiu uma questão simples sobre o assunto, que pode ser conferida aqui (questão 91). A questão quer saber o que resulta na menor desaceleração da pedra. Como a pedra foi lançada e está em movimento, ela está em movimento relativo e o coeficiente de atrito é o responsável pela diminuição da desaceleração da pedra, logo, a resposta é letra B – força de atrito cinético sobre a pedra.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Enem, onde tratamos sobre assuntos de forma mais aprofundada, com correção de redação e resumão de cada conteúdo estudado. Clique aqui para saber mais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp