Por que não sobreviveríamos no espaço?

espaço

O espaço é um lugar cercado de mistérios que a humanidade tenta desvendar desde o início da ciência, seja com experiências ao exergar astros a anos-luz de distância até enviar astronautas para orbitarem o planeta. Ainda sim, estes profissionais necessitam do traje espacial para estarem no espaço, mas quais são os motivos que levam a esse fato?

Luz solar
Graças a nossa atmosfera, que retém raios ultra-violetas prejudiciais, e com a ajuda dos protetores solares, não sofremos queimaduras e o planeta consegue manter um equilibrio de temperatura. Porém, no espaço, não há como bloquear os raios solares, que agem com muito mais intensidade do que na Terra. Por isso, os trajes espaciais contam com proteção para raios ultravioletas em suas lentes, para não atrapalhar a visão dos astronautas.

espaço

Vácuo
O vácuo é o espaço onde não existe matéria, por conta disso, gases como oxigênio não se fazem presentes. Em 1965, durante um teste de traje espacial, na câmara de vácuo da Nasa (usada para simular o vácuo do espaço), Jim LeBlanc sofreu um acidente onde sua roupa teve um vazamento. Exposto ao vácuo, em poucos segundos, o cobaia desmaiou e por sorte, conseguiram despressurizar e retirá-lo do local com vida. Jim ressaltou (vídeo em inglês), após o ocorrido, que durante a exposição ao vácuo, ele sentira sua saliva fervendo em sua língua por conta da falta de pressão.

Temperatura
Existe um mito que diz que um corpo sem o traje espacial no espaço congelaria instantaneamente, o que é errado pois apesar de exposto a uma temperatura muito baixa, ainda haveria calor no corpo, que por sua vez, seria reduzido gradativamente. Um corpo humano poderia congelar sim, mas isso só aconteceria se ficasse por um determinado tempo.

Fazendo uma contradição com o título, o ser humano conseguiria viver no espaço, mas apenas por alguns breves segundos antes de colapsar. Portanto, a existência do traje espacial é vital não apenas para a pesquisa científica, mas também para a sobrevivência daqueles que estão no espaço.

Gostou do texto? clique aqui para ter acesso a mais conteúdos como este!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp