Enem 2017: por que estudar Sociologia e Filosofia é importante?

4308

A Sociologia e Filosofia são disciplinas importantíssimas para a sua formação humana e acadêmica, além disso estão presentes em quase todos os vestibulares, inclusive no Enem. Mesmo assim, muitos alunos deixam de estudar essas disciplinas por acharem irrelevantes ou menos importantes que as outras e acabam se prejudicando quando realmente batem de frente com os assuntos relacionados a elas. Por isso, o Blog do QG traz hoje alguns motivos para se dar atenção à Sociologia e Filosofia durante os seus estudos. Dá uma olhada:

Mesmo que você não estude, vai cair no Enem

Como falamos, a Sociologia e Filosofia têm lugar marcado em quase todos os vestibulares. No Enem, cerca de um terço da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é composta por questões que envolvem essas duas matérias. Então já sabe, é substancial colocar no seu planejamento essas disciplinas.

Veja aqui os filósofos que mais caem no Enem.

Pode te ajudar a chegar mais próximo do 1.000 na redação 

Estas disciplinas podem estar presentes em diversas partes e de diversas formas na prova do Enem, inclusive na redação. Estudar Sociologia, por exemplo, poderá te dar uma base de conhecimento muito maior para falar sobre questões sociais durante a elaboração do seu texto, o que é essencial, já que a maioria das temáticas abordadas na prova de redação sempre exigem que o estudante faça uma análise crítica da sociedade.

Além disso, os filósofos e sociólogos estudados podem ser citados no seu texto. Dessa forma, você dará mais força aos seus argumentos utilizando bases teóricas que acompanhem a linha de suas ideias:

Como um dia pontuou o filósofo Immanuel Kant: O ser humano é aquilo que a educação faz dele …” Uma frase que poderia ser usada em uma redação sobre educação, por exemplo.

Veja aqui alguns conceitos de Sociologia importantes para usar em sua redação.

Conhecimentos que podem te ajudar em outras matérias 

Nos últimos anos, o Enem tem investido bastante em um caráter interdisciplinar na estrutura de suas questões. O que isso significa? As disciplinas, principalmente aquelas da parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias, podem estar associadas ou juntas ao longo da prova. Você pode encontrar, facilmente, a Filosofia e Sociologia dialogando com a História, atualidades, e até mesmo com a Geografia. Estudando essas duas disciplinas (Filosofia e Sociologia), você também estará adquirindo conhecimento que poderá te ajudar a pensar nas outras.

Estimule o seu pensamento crítico 

Você já sabe que as disciplinas Filosofia e Sociologia são muito importantes para os vestibulares, mas também é preciso saber o quanto essas matérias são significativas para a vida. O pensamento filosófico e as questões sociais conversam diretamente com o nosso cotidiano. Ou seja, explorar essas áreas de conhecimento também é ótima forma de entender as relações humanas, e a partir disso, desenvolver pensamentos críticos que te ajudem a se tornar um cidadão melhor.

post_Enem+HumanasNo curso Enem+ 2017 Foca nas Humanas você vai encontrar as melhores aulas sobre Sociologia, Filosofia, História, e muito mais! Quer fazer parte?

Acesse: 👉 www.enem.com.br 👈