Por que estudar on-line?

1544
Postado: 6 de abril, 2020
estudar on-line

Os cursos de Ensino a Distância (EAD) ganharam evidência devido a paralização das escolas e cursos presenciais por causa da pandemia do coronavírus (covid-19) em todo o mundo. Mas não é de hoje que o EAD vem ganhando popularidade, isso porque há, sim, muitas vantagens de estudar on-line.

Quer saber quais são elas?

Veja abaixo algumas das principais vantagens e diferenciais que só os cursos online oferecem!

Confira também “Dicas de como estudar on-line”

Flexibilidade

Horários fixos e pré-determinados? Nos cursos online você pode assistir às aulas no melhor horário para você. Se seu tempo livre é apenas pela manhã ou à tarde, por exemplo, você consegue organizar seus estudos dentro da sua disponibilidade, seguindo seu ritmo.

estudar on-line

Inclusive, se seu ritmo for mais acelerado ou se você tiver maior afinidade com uma disciplina, você avança mais rápido nos conteúdos, porque não precisa esperar todos os alunos entenderem, como em uma sala de aula convencional.

Assistir às aulas quantas vezes forem necessárias é algo que está dentro da sua flexibilidade. Não entendeu aquela aula de Química? pode dedicar o tempo que for necessário para entender o assunto.

Poder tirar todas as suas dúvidas

Muita gente pensa que, em um curso online, não há contato com o professor como em uma aula presencial. Ainda assim, até em um curso presencial algumas influências externas podem interferir na sua desenvoltura para tirar uma dúvida. Mas saiba que as plataformas EAD normalmente possuem um canal específico para você acessar e esclarecer as dúvidas com o professores e/ou monitores.

Basta enviar sua dúvida que a equipe de apoio pedagógico responde em cerca de 72 horas. Você envia quantas dúvidas forem necessárias. Quando se trata de vestibulandos ou concurseiros, esse recurso é ainda mais indispensável para que o aluno não chegue no Enem, vestibulares ou concursos em desvantagem.

Estudar de onde quiser

Além da flexibilidade nos estudos, os cursos online também podem ser feitos em qualquer lugar. Só é preciso ter um dispositivo móvel (como notebook, smartphone ou tablet) e acesso à internet. Inclusive, alguns cursos, como o QG do Enem, dispõe de APPs para tablets e smartphones que permitem que o aluno realize o download das aulas para assistir em locais onde você não dispõe de acesso a uma internet rápida, e sem a necessidade de utilização dos dados móveis da sua operadora de celular. Um ótimo recurso para quem perde muito tempo no ônibus, indo ou voltando da escola ou do trabalho, podendo aproveitar esse período para estudar.

Custo x Benefício

Esse ponto é importantíssimo quando nos referimos a qualquer compra que fazemos. Os cursos online têm um custo mais baixo que os presenciais convencionais, chegando a custar até ao valor equivalente de uma mensalidade, ou até menos, em um curso presencial.

Além do valor de investimento no curso, o aluno economiza com transporte, por não precisar se deslocar até a instituição de ensino, e com material didático, que é todo digital.

Confira no vídeo abaixo o CEO e Professor de Linguagens do QG do Enem, Rodrigo Bezerra, abordando algumas vantagens e o por quê de estudar on-line:

É importante lembrar que para que o aprendizado seja eficaz é necessário disciplina e concentração.

Para se organizar melhor, é essencial planejar seus dias e horários de estudos. Prepare uma planilha semanal do seu plano de estudos e acesse as aulas nos momentos que você reservou. Caso haja algum imprevisto, ajuste seu planejamento para compensar o assunto que você deveria ter estudado. Mas fique tranquilo, o conteúdo não será perdido.

Baixe grátis o Planner do QG do Enem e planeje a sua rotina de estudos.

Enfim, são muitas as vantagens de fazer um cursinho online, de forma complementar ao ensino presencial, ou até exclusivamente, para aqueles que já terminaram o ensino médio. Então, se você quer um curso de qualidade para se preparar para o vestibular ou Enem, considere a opção dos cursos via internet.