Por que as atividades extracurriculares são tão importantes ?

Muitas escolas e faculdades valorizam as atividades extracurriculares dentro de suas grades curriculares. Porém, muitas vezes é difícil o estudante enxergar de que forma se dedicar a esses tipos de atividades podem beneficia-los. Para isso, separamos em 5 tópicos formas de como praticar atividades extracurriculares podem ser úteis para estudantes. Confira:

Exercício para a mente

Resolver exercícios complexos e praticar leitura podem ser bons exercícios para a mente. Entretanto, atividades extracurriculares podem promover esse fortalecimento da mente ainda mais. Praticar atividades físicas ou esportes que trabalhem resistência, por exemplo, ajudam estudantes a estimular e manter a paciência em situações de dificuldade e que exijam um esforço maior do aluno.

Desenvolver habilidades profissionais

Existem atividades capazes de desenvolver habilidades profissionais fora de sala de aula. Um grupo que estimule liderança, por exemplo, irá ajudar estudantes a desenvolverem habilidades essenciais de empreendedorismo e gestão, enquanto um grupo de debates também pode desenvolver habilidades de falar em público. Atividades extracurriculares podem trabalhar muitas competências úteis e que recrutadores poderão te exigir em futuras entrevistas de emprego.

Ampliar currículos sociais

Atividades extracurriculares não servem somente para desenvolver habilidades profissionais, elas também podem proporcionar diversão e oferecer oportunidades aos estudantes de passarem mais tempo com pessoas que tenham interesses similares. Esses estudantes podem criar amizades em diferentes grupos sociais se juntando a alguma equipe esportiva, por exemplo.

shutterstock_346602932

Aproveitar melhor seu tempo

Um estudante que precisa conciliar o tempo que passa em sala de aula com o tempo que gasta com atividades extracurriculares saberá como organizar melhor o seu tempo futuramente. Além de se tornar uma pessoa mais ativa, propiciará que ele procrastine menos na hora de ter que cumprir alguma meta importante. Uma atividade diferente também pode “refrescar” a mente do aluno depois de um longo dia de aula, permitindo que estude e realize suas tarefas de casa com a mente mais tranquila.

Explorar seus interesses

Atividades extracurriculares permitem aos estudantes descobrirem novos interesses que estão fora do contexto acadêmico, além de desenvolvê-los melhor. Um aluno que tem interesse em matemática, por exemplo, poderá se juntar a algum grupo de estudos ou participar de olimpíadas científicas. Desta forma, ele poderá decidir se matemática é a área em que realmente deseja se engajar e seguir carreira. Estudantes também podem usar essas atividades para encontrar interesses que nunca tiveram contato, o que pode ser útil para aqueles que estão em dúvida sobre o que cursar na faculdade.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp