Perfil: Linguista

O que faz

O linguista dedica-se ao estudo das línguas, abarcando várias dimensões: analisa a estrutura e a sonoridade das palavras e das sentenças, o sentido das palavras e das expressões idiomáticas, como também as particularidades de uso por grupos regionais ou sociais. Além disso, esse profissional busca compreender a história das línguas no que se refere à sua origem, evolução, estrutura e as relações da língua (idiomas) com as sociedades.

Perfil Profissional 

Ter uma visão mais holística das diferentes sociedades, uma vez que a língua é uma variante antropológica e histórica; buscar estar sempre atualizado sobre os conhecimentos científicos, humanos e éticos, respeitando sempre o conhecimento popular; senso crítico frente ao conhecimento e à tecnologia; considerar os avanços dos estudos e as necessidades da realidade a fim de rever conceitos e reelaborar métodos de análise e descrição da língua e linguagem.

Curso

A grade curricular contempla diversas áreas dos estudos linguísticos: Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Pragmática, Linguística Histórica, Linguística Textual, Sociolinguística, Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, Neurolinguística, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem, Línguas Indígenas e Letras Clássicas. Alguns cursos possuem a matéria Tratamento Computacional das Línguas cujo objetivo é tornar o aluno apto a manusear programas de computador que fazem tradução e correção (gramatical e léxica) de textos. Algumas instituições realizam trabalhos de campo a fim de investigar a língua de determinado grupo social para registrar as suas especificidades.

Duração do Curso: 4 anos

Mercado de Trabalho

O bacharel em linguística pode atuar em atividades relacionadas ao campo da linguagem em diferentes profissões: crítico textual, intérprete comercial; intérprete de comunicação eletrônica; intérprete de conferência; tradutor simultâneo, tradutor de textos eletrônicos; tradutor de textos escritos; tradutor público juramentado; autor-roteirista de teatro, cinema e televisão; argumentista-roteirista de história em quadrinhos; crítico de artes plásticas, cinema, dança, rádio, música, teatro e televisão; escrito e redator de textos técnicos.

Especializações

Segundo pesquisas, as especializações são direcionadas, principalmente, para o mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu) que possuem diferentes linhas de pesquisa. Vale ressaltar que os graduados em letras podem se especializar em linguística (pós-graduação latu senso) em instituições de nível superior públicas e particulares.

Média Salarial Nacional

Máxima: 8.000,00

Média: 5.000,00

Mínima: R$ 2.500,00

Onde estudar:

Curso de Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mais informações: www.iel.unicamp.br

Curso de Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Mais informações: http://www.letras.ufscar.br/

Curso de Linguística da Universidade de São Paulo (USP)

Mais informações: http://linguistica.fflch.usp.br

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp