Perambulando com o QG

Olá, pessoal do QG! Meu nome é Luiz Ramiro, sou professor de Filosofia do QG e, por alguns meses, estou perambulando fora do Brasil.

Faço doutorado em Ciência Política no IESP/UERJ e estou como Pesquisador Visitante no Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte em Frankfurt am Main (Deutschland) [Max-Planck Instituto para História do Direito Europeu]*.

Bom, como estaria fora, resolvi compartilhar com a galera do QG minhas andanças por aqui. E, o mais importante, trazer dicas para quem está estudando para o ENEM. Passarei por alguns lugares históricos procurando falar de como eles foram importantes para o passado e o que representam para o presente. Perambularei ainda por pontos marcantes da atualidade para tratar de temas quentes, como economia europeia, imigração, religião, etc… E, mesmo tendo como foco as Humanidades, o Perambulando com o QG (nome desse nosso projeto) pode servir para vocês terem essa visão interdisciplinar que o ENEM adora abordar.

Na maioria das vezes, vou ligar um assunto ao outro, perambulando da história à biologia ou à física num pulo. Como? Por exemplo, um dos nossos posts será sobre as tenebrosas Catacumbas de Paris. Há um momento histórico do porquê elas foram feitas e, paralelamente, existe também toda uma discussão a respeito da organização sanitária das cidades, sobre a decomposição dos corpos e as redes de água e esgoto. É que as Catacumbas foram construídas para eliminar cemitérios que ficavam na parte central da cidade.

Mais um exemplo, os Aquedutos de Roma, além de fundamentais na capital do Império Romano, foram tão bem construídos que, até hoje, servem água limpa e potável para toda a cidade. A engenharia é genial, pois são enormes e com o cálculo da inclinação muito bem elaborado para que a água sempre corra e não fique parada. Genial, não é?

Além de Frankfurt, estarei por outros lugares do Velho Continente, como Paris, Roma, Berlin, Florença, Nápoles, Pisa, Tessalônica, Atenas, Dublin, Colônia, etc…

Galera, é isso! Espero que tenham gostado de mais essa novidade do QG! Acompanhem nosso blog para perambular com a gente e arrebentar no ENEM!

 

*Minha pesquisa no Brasil é sobre secularização e separação entre Igreja e Estado no Brasil a partir do século XIX.  No Max-Planck (http://www.rg.mpg.de), procuro investigar qual era a visão política da Igreja católica sobre o Brasil na época. E por que foste para a Alemanha? E não para Itália ou Portugal? O fato é que o Max Planck conta com um acervo enorme de arquivos, livros e materiais sobre o tema, sem falar na série de profissionais que estão envolvidos com temas parecidos. Minha orientadora, por exemplo, é uma das maiores especialistas em Arquivos Secretos do Vaticano e, inclusive, o Max-Planck é quem financia um grande projeto de catalogação desses arquivos que ficam na Itália.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp