Passo a passo para pedido de isenção do Enem 2020

Saiba quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 e como fazer essa solicitação.

5071
isenção enem 2020

O prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 está aberto. Os pedidos poderão ser submetidos até o dia 17 de abril. A taxa de inscrição tem o valor de R$85 e os candidatos que fazem parte de grupos especificados pelo Inep poderão solicitar a isenção desse pagamento.

Como saber quem pode solicitar a isenção?

  • Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que tenham renda de até 1 salário mínimo e meio por pessoa da família;
  • Estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) que possuem renda de meio salário mínimo por pessoa ou que tenha renda familiar de até 3 salários mínimos;
  • Estudantes que obtiveram o certificado do Ensino Médio pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos);

isenção enem 2020

Os estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio na rede pública são gratificados com a isenção automática. Não é necessário se inscrever para esse processo de análise.

Como solicitar a isenção?

Passo 1: Inscrição na conta de acesso única do Governo

A partir deste ano, para se inscrever no Enem, ProUni ou Fies, é necessário ter cadastro nesse novo sistema: https://sso.acesso.gov.br/login.

Passo 2: Página do participante

Feito o cadastro, é necessário entrar na Página do Participante e no chat clicar em IsençãoAlém disso, é necessário informar o CPF, data de nascimento, confirmar os dados pessoais e informar o endereço completo.

Passo 3: Questionário sobre o Ensino Médio

Nesta etapa é necessário informar em qual das opções o candidato se encaixa com relação ao Ensino Médio.

Passo 4: Informação do Número de Identificação Social para quem é inscrito no CadÚnico. Caso o candidato não esteja inscrito, basta marcar a opção e seguir para o próximo passo.

Passo 5: Confirmação dos dados para responder o questionário socioeconômico que estará no próximo passo.

Passo 6: Questionário socioeconômico com 25 questões. Atenção: as perguntas não podem ter as respostas trocadas, responda de acordo com sua realidade.

Passo 7: Os dados de contato devem ser informados nesta etapa. É importante se atentar para informar os dados corretos para que, se necessário, o contato com o participante seja feito.

Passo 8: Na penúltima etapa é necessário usar uma foto para o perfil do sistema.

Passo 9: Confirmar novamente todos os dados e enviar a solicitação da isenção.

Os resultados da solicitação de isenção será divulgado no dia 24 de abril, na Página do Participante. No dia 7 de maio abrem as inscrições para o Enem 2020.