Outubro Rosa e a prevenção contra o câncer de mama

câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional que ocorre anualmente no mês de outubro e tem como objetivo a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que afeta cerca de 60 mil mulheres brasileiras por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A campanha além de alertar mulheres a se prevenir e encoraja-las a fazer o exame, também luta por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Então, vamos nos conscientizar e aprender mais sobre o câncer de mama?

câncer de mama

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células mamárias anormais, formando um tumor maligno que ataca o tecido mamário. No mundo, 1 em cada 8 mulheres desenvolverão câncer de mama ao longo da vida e, no Brasil, é o tipo de câncer que mais acomete brasileiras, afetando cerca de 60 mil mulheres por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Sinais e sintomas:

Além do sinal mais conhecido que é o nódulo, há outros sintomas que podem ser indicativos da doença nas fases iniciais:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito/mamilo, como afundamento;
  • Veia crescente na mama;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Como prevenir?

Existem vários fatores que influenciam o desenvolvimento do câncer de mama, podendo ser genéticos/hereditários, ambientais e comportamentais ou fatores da história reprodutiva e hormonal. Segundo o INCA, o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados através de um estilo de vida mais saudável, contando com os hábitos a seguir:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Como fazer o autoexame?

Apesar de ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil que toda mulher entre 50 e 69 anos deva fazer uma mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos, é importante e necessário que toda mulher (mesmo com menos de 50 anos) esteja atenta a alterações suspeitas na mama e, caso perceba anormalidades, busque orientação médica.

O autoexame pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre três e dez dias após o aparecimento da menstruação e, para mulheres que não menstruam e homens, qualquer data estipulada.

A mama se movimenta junto com o corpo, de forma que uma anormalidade pode passar despercebida em determinada posição, por isso o autoexame ocorre em 3 etapas: observar em frente ao espelho, apalpação em pé/durante o banho e deitada.

  • Em frente ao espelho:

Essa é uma etapa de conhecer a aparência do seu seio, como é sua mama e mamilo. Tire a blusa e o sutiã e fique em frente ao espelho com as mãos na cintura. Observe o tamanho, o formato e o contorno das mamas, veja se há alguma alteração na pele da mama, na aereóla ou mamilo. Observe se há algum inchaço anormal (diferente dos de menstruação). Faça a observação em diferentes posições, de frente, de lado, mãos nas cinturas, com os braços soltos ao lado do corpo e depois, com os braços erguidos. Fique atenta a alguma alteração observada em uma diferente pose.

  • Em pé:

Essa etapa deve ocorrer durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.

Fique com a coluna ereta e coloque a mão esquerda atrás da nuca, com o cotovelo apontado para cima. Com a mão direita, você vai apalpar a mama esquerda com a ponta dos dedos (não use a unha). Use dois dedos e faça movimentos circulares com firmeza, mas sem causar desconforto ou dores. Inicie na axila e siga depois na lateral do corpo descendo em direção a mama. Durante a apalpação, verifique se há regiões mais densas ou caroços, procure nódulos na mama e na axila. Depois, use 3 dedos e massageie em linha reta em direção ao mamilo e depois para cima e para baixo. Pressione o mamilo delicadamente e observe se há saída de líquido desconhecido. Troque a posição dos braços e repita o processo com a mama direita.

  • Deitada:

Deite-se na cama, posicione um travesseiro fino/uma toalha embaixo do ombro esquerdo e leve a mão esquerda para trás da cabeça. Com a outra mão, apalpe a mama esquerda e faça movimentos circulares com a ponta dos dedos, verificando a presença de anormalidades. Depois repita o processo com a mama direita.

A importância do diagnóstico precoce é que quando o câncer é diagnosticado nos estágios iniciais, existe 95% de chance de cura.

Por isso, faça o exame e o autoexame, previna-se e conscientize as mulheres a sua volta sobre a importância do Outubro Rosa.

Curtiu as dicas? Para ter mais informações sobre o câncer de mama, clique aqui e, para continuar acompanhando as dicas do Blog do QG, clique aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp