Os tipos de energia mecânica

energia

Energia mecânica é caracterizada pela capacidade de um corpo de gerar trabalho. O trabalho, por sua vez, é a energia aplicada por uma força em um deslocamento. Sendo assim, existem inúmeros exemplos rotineiros para exemplificar a energia mecânica como um carro subindo uma ladeira, montanha russa, sinuca etc. Sua formula é a soma entre as energias em um sistema.

Além disso, existem vários tipos de energia mecânica, porém existem as três que mais aparecem em vestibulares, sendo eles: cinética, potencial gravitacional e potencial elástica.

A primeira delas, a energia cinética, está relacionada a massa e velocidade, sendo caracterizada pela energia gerada no movimento de um corpo. Um exemplo disso é a sinuca, onde o jogador aplica a energia cinética na bola branca através do taco; a bola branca, por sua vez, ao entrar em contato com outras bolas, transfere sua energia cinética para elas, acelerando-as enquanto a velocidade da bola branca diminui.

Sua formula é caracterizada por Ec = m.v²/2
Ec = E.Cinética(J)
m = massa(kg)
v = velocidade(m/s)

energia

Além disso, existe a energia potencial gravitacional que é afetada pela gravidade do planeta e a altura do corpo em relação ao solo. Por exemplo, numa montanha russa, o momento em que um carro sobe ao ponto mais alto, transformando energia cinética em potencial gravitacional, a medida em que sua velocidade decresce.

Sua formula é caracterizada por Epg = m.g.h
onde
E.potencial gravitacional(J)
m = massa (kg)
g = aceleração da gravidade(m/s²)
h = altura (m)

Por fim, temos a energia potencial elástica que é relacionada a molas e elásticos, que utilizam da deformação de seus corpos para gerar trabalho em um corpo. O arco e flecha exemplifica a definição, pois, ao puxar a corda do arco, ela se deforma gerando energia e ao ser solta, transforma a energia potencial elástica em cinética na flecha lançada.

Sua formula é caracterizada por Epel= k.x²/2
onde
Epel = E.Potencial elástica(J)
k = constante elástica(N/m)
x = deformação(m)

Portanto, a energia mecânica está muito presente no cotidiano e nos vestibulares, lembrem-se sempre de darem uma relembrada neste assunto através desse vídeo do nosso canal!

Gostou do texto? clique aqui para ver mais conteúdo como esse!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp