Os tipos de energia mecânica

Confira aqui o que é energia mecânica e quais são seus tipos diferentes

289
energia

Energia mecânica é caracterizada pela capacidade de um corpo de gerar trabalho. O trabalho, por sua vez, é a energia aplicada por uma força em um deslocamento. Sendo assim, existem inúmeros exemplos rotineiros para exemplificar a energia mecânica como um carro subindo uma ladeira, montanha russa, sinuca etc. Sua formula é a soma entre as energias em um sistema.

Além disso, existem vários tipos de energia mecânica, porém existem as três que mais aparecem em vestibulares, sendo eles: cinética, potencial gravitacional e potencial elástica.

A primeira delas, a energia cinética, está relacionada a massa e velocidade, sendo caracterizada pela energia gerada no movimento de um corpo. Um exemplo disso é a sinuca, onde o jogador aplica a energia cinética na bola branca através do taco; a bola branca, por sua vez, ao entrar em contato com outras bolas, transfere sua energia cinética para elas, acelerando-as enquanto a velocidade da bola branca diminui.

Sua formula é caracterizada por Ec = m.v²/2
Ec = E.Cinética(J)
m = massa(kg)
v = velocidade(m/s)

energia

Além disso, existe a energia potencial gravitacional que é afetada pela gravidade do planeta e a altura do corpo em relação ao solo. Por exemplo, numa montanha russa, o momento em que um carro sobe ao ponto mais alto, transformando energia cinética em potencial gravitacional, a medida em que sua velocidade decresce.

Sua formula é caracterizada por Epg = m.g.h
onde
E.potencial gravitacional(J)
m = massa (kg)
g = aceleração da gravidade(m/s²)
h = altura (m)

Por fim, temos a energia potencial elástica que é relacionada a molas e elásticos, que utilizam da deformação de seus corpos para gerar trabalho em um corpo. O arco e flecha exemplifica a definição, pois, ao puxar a corda do arco, ela se deforma gerando energia e ao ser solta, transforma a energia potencial elástica em cinética na flecha lançada.

Sua formula é caracterizada por Epel= k.x²/2
onde
Epel = E.Potencial elástica(J)
k = constante elástica(N/m)
x = deformação(m)

Portanto, a energia mecânica está muito presente no cotidiano e nos vestibulares, lembrem-se sempre de darem uma relembrada neste assunto através desse vídeo do nosso canal!

Gostou do texto? clique aqui para ver mais conteúdo como esse!