Os povos indígenas e sua importância na História do Brasil

123792
Postado: 26 de abril, 2021 - Atualizado: 27 de abril, 2021
povos indígenas
imagem: reprodução/internet

O Dia do Índio é celebrado, nos países americanos, em 19 de abril, por isso, resolvemos relembrar a importância dos índios, principalmente no período da Colonização do Brasil, e conhecer um pouco mais sobre essa cultura que habitavam nossas terras.

Colonização e os índios

Os indígenas sofreram uma espécie de opressão quando os portugueses chegaram ao Brasil e impuseram novos costumes. Como exemplo, podemos citar as missões jesuítas que impunham um novo tipo de religião (cristianismo) para os índios que eram forçados a abandonar os traços de sua cultura. A colonização foi considerada uma espécie de dominação de território, uma vez que os indígenas perderam total autoridade de suas terras.

povos indígenas
imagem: reprodução/internet
Índios no Brasil

Os índios brasileiros tinham suas tribos denominadas através da língua que falavam. São eles: tupi guarani (litoral), macro-jê ou tapuias (região do planalto Central), aruak ou aruaques (Amazônia) e karib (Amazônia).

Tupis guaranis foram os que receberam os portugueses em terras brasileiras. Eram bons natupi guaranicaça, pesca e colheita.

Os tapuias tiveram seu primeiro contato com os europeus no século XVII, após a exploração da região central do país e viviam próximos de rios e córregos. Também sobreviviam através da caça e da coleta de frutos e raízes.

Os aruaques tinham o artesanato cerâmico como a atividade principal da tribo. Viviam na região amazônica e próximo da Ilha de Marajó, no Pará.

Os karib tinham como uma de suas principais tribos os vaimiri, que eram antropofágicos (vem do grego anthropos, “homem” e phagein, “comer”). Eles acreditavam que ganhavam força, inteligência e viralidade se alimentando da carne (humana) de seus inimigos. 

Os períodos históricos citados acima, como: Descobrimento do Brasil e Colonização, estão entre os assuntos que mais caem no ENEM na prova de Ciências Humanas, você sabia?

O QG preparou o Planner Enem 2021 para te ajudar a organizar a rotina de estudos. Preencha o formulário abaixo e garanta o seu agora mesmo!