Os obstáculos da segurança pública no país

Entenda os principais empecilhos da segurança pública no Brasil

4288
Postado: 4 de janeiro, 2021
segurança

Nas últimas décadas o debate acerca da segurança pública no país foram intensificados. A proposta de diminuição da maioridade penal, os casos de abuso policial e a violência urbana são um dos principais eixos de discussão e polarizam opiniões. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria especialmente para você refletir mais sobre esse assunto. 

O direito à segurança pública é um direito social garantido pela constituição federal de 1988, sendo o Estado responsável por garantir manutenção da ordem pública. No entanto, a sensação de insegurança, injustiça e medo, são ainda muito presentes na realidade brasileira.

segurança

Nesse sentido, embora a taxa de incidência de alguns crimes tenham diminuído, os números continuam alarmantes. No primeiro quadrimestre de 2019 foram registrados 13.142 homicídios, comparado com seu ano anterior, 2018, em que os números foram de 16.670. Além disso, as mortes causadas em decorrência da violência policial, que está em ascensão, chegou ao marco de 3.148 logo no primeiro semestre de 2020, enquanto houve 103 mortes de policiais, 24% a mais que seu ano anterior. Dessa forma, percebe-se que a não garantia de uma segurança pública eficiente prejudica todos os lados, sobretudo os mais frágeis. 

DICA DO PROFESSOR

Para te ajudar a construir um texto com o possível tema “Os obstáculos da saúde pública no país”, convidamos a professora do QG do ENEM, Priscila Gomes, para dar algumas dicas. Segundo ela:

“Nesse tema cabe você pensar em que obstáculos, que empecilhos, que entraves são esses que impedem que a segurança seja oferecida a sociedade. Mas o que é segurança pública? É a garantia de proteção dos direitos individuais, é o exercer da cidadania, é o trabalhar, conviver em sociedade, mas nem sempre isso é respeitado.”

“Só que a palavra obstáculo também faz a gente pensar nos desdobramentos dessa problemática, que é quando você entraria com sua linha argumentativa. Cabe aqui a pensar nos entraves que estão associados no que a segurança pública enfrenta. Quais são os precedentes? Assim, cabe destacar aqui problemas sociais como a desigualdade, a sensação de insegurança, a descredibilidade no sistema público de proteção como na Polícia e o racismo”