Os impactos sociais dos memes

As redes sociais fizeram surgir diversos novos tipos de cultura digital, principalmente, entre os mais jovens. Os memes, que buscam sempre satirizar determinada situação, são partes dessas inovações que somente o universo online proporcionou. No entanto, por mais que possa parecer despretensioso, eles trazem algumas consequências importantes para nossa vida cotidiana.

Primeiramente, vale lembrar que qualquer tipo de abordagem humorística de determinado assunto faz com que sua capacidade de memorização quanto aquilo seja muito mais eficiente. Ou seja, falando um português claro: os memes grudam em nossas cabeças. Com isso, a eficiência de atingir um público maior aumenta muito e com ela, certas consequências.

Quando um político fala alguma asneira, em poucos minutos, já possuem milhares de memes no Facebook, Twitter, Instagram etc satirizando a fala. Isso faz com que, como já dito antes, mais pessoas sejam atingidas por essa notícia, afetando drasticamente a vida política de uma sociedade, seja conscientizando ou apenas espalhando o conteúdo.

Outro perfil político que também deve ser ressaltado em relação aos memes é as fake news. Como a disseminação desse instrumento pelas redes sociais é muito eficaz e contagiosa, muitos podem se utilizar disso para produzir mentiras que, somadas ao humor característico do meme, são mais veiculadas pelos perfis de usuários. Essas mentiras, muitas vezes, podem estar se utilizando de algorítimos dessas redes para atingir mais e mais pessoas, aprofundando o problema. Por mais que contribua para a conscientização, também é perigoso para a manipulação de informações.

Além desse caráter político dos impactos sociais dos memes, eles podem assumir também um perfil pedagógico. O segredo de tudo está na capacidade de memorização devido a recompensas neurais de pequenas doses de humor. Logo, quando certa matéria é abordada por um meme, o conteúdo gruda em nossas cabeças mesmo. Por isso, muitos professores se utilizam disso para produzir piadas ou técnicas de memorização de fórmulas que envolvam essa essência humorística.

O que muitas vezes parece inofensivo como “Vem tranquilo” ou “Haaa para ne” pode possuir consequências sociais bem impactantes ao serem disseminados de maneira massiva nas redes sociais. Com isso, é sempre importante tomar cuidado com o anonimato que a internet proporcionou e também é claro: não esqueça de se divertir com essas pérolas que somente o Brasil produz hahahaha.

Gostou das dicas? Venha conferir a preparação completa!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp