Os desafios do envelhecimento na sociedade brasileira

Toda segunda-feira liberamos um novo tema de redação para nossos alunos praticarem. Nesta semana, o tema em questão é: “Os desafios do envelhecimento na sociedade brasileira”. Para ter acesso à correção, adquira qualquer um dos nossos pacotes que contenham o Curso Completo ou Redação na Prática! Confira aqui.

 Texto 1

 Maus tratos contra idosos no Brasil têm números impressionantes

Negligência e violência psicológica é o teor da maior parte das denúncias. Delegacia em Goiás atende de 10 a 15 casos por dia.

Além das mulheres, um outro grupo bastante vulnerável é o dos idosos. E a Onu, a Organização das Nações Unidas, escolheu o dia 15/06 (hoje), como o dia internacional de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.
O Hora 1 apresenta os números do Ministério da Justiça e Cidadania, sobre a violação de direitos desta parcela da população:
– 77% das denúncias são por negligência.
– 51% por violência psicológica.
– 38% por abuso financeiro e econômico ou violência patrimonial.
– 26% por violência física e maus tratos.
Esses dados são do Disque 100, que é um canal de denúncia. E às vezes, em uma única ligação, são denunciados mais de um tipo de violência.
Um fato que piora bastante o quadro é que tem muito idoso dependente dos filhos para sobreviver. E acaba abandonado, em situações precárias. Às vezes, contando só com a solidariedade de vizinhos. A delegacia de Anápolis-GO, registra de 10 a 15 casos assim, todos os dias.
Dona Maria Luzia, de 73 anos, é um triste exemplo de abandono. Acamada, sem comer direito, com frio e sem conseguir levantar de cama, ela mora sozinha em uma casa em Anápolis. A idosa ainda está machucada. A suspeita é de que esteja com uma costela quebrada, ocasionada por uma queda.(…)
O caso foi denunciada na Delegacia de Proteção ao Idoso. O delegado Manoel Vanderic foi fazer uma visita se se surpreendeu com a situação de abandono: “O que a gente percebe é que crimes instantâneos, como tentativa de homicídio e de lesão corporal, provocam um sofrimento infinitamente menor do que o abandono, como o que esta idosa sofre. Ela está aqui há dias, sem se alimentar direito, sentindo dor, passando frio. Esse crime é muito mais grave e muito mais condenável, tanto do ponto de vista da lei, como do ponto de vista cristão, humano”. (…)

 

(http://g1.globo.com/hora1/noticia/2016/06/maus-tratos-contra-idosos-no-brasil-tem-numeros-impressionantes.html)

 

Texto 2

Brasil é reconhecido por políticas públicas em favor de idosos

Proteção
País obteve 12ª posição no ranking dos países que oferecem melhor garantia de renda para população acima dos 60 anos de idade

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 20,6 milhões de idosos. Número que representa 10,8% da população total. A expectativa é que, em 2060, o país tenha 58,4 milhões de pessoas idosas (26,7% do total). O que explica esse aumento não é só a melhoria da qualidade de vida, que ampliou a expectativa de vida dos brasileiros, que pulará de 75 anos em 2013 para 81 anos em 2060 – com as mulheres vivendo, em média, 84,4 anos, e os homens 78,03 anos -, mas também a queda na taxa de fecundidade dos últimos 50 anos, que passou de 6,2 filhos nos anos 1960 para 1,77 (estimativa) em 2013. O governo federal vem tomando medidas e estabelecendo políticas que ajudem a melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. O Pacto pela Vida, de 2006, propôs explicitamente a questão do ciclo do envelhecimento como um tema fundamental na área de saúde, e o Estatuto do Idoso, de 2003, assegura, por exemplo, o tratamento de saúde e a assistência de um salário-mínimo para todo idoso que esteja na linha de pobreza.
Foram esses avanços que colocaram o Brasil na 31ª posição no ranking dos países que oferecem melhor qualidade de vida e bem-estar a pessoas com mais de 60 anos, segundo o Global AgeWatch Index 2013, da organização não-governamental Help Age International, que luta pelos direitos dos idosos. Os indicadores consideraram quatro áreas-chave: garantia de renda, saúde, emprego e educação, e ambiente social. O Brasil obteve nota 58,9 e seu melhor desempenho foi na categoria garantia de renda, em que ocupou a 12ª posição, graças às transferências de renda implementadas pelo governo brasileiro, como forma de reduzir a desigualdade social. No entanto, no quesito emprego e educação para pessoas entre 55 e 64 anos empregadas, e o grau de instrução dos idosos, o País teve o seu pior desempenho, ficando em 68º lugar. Já nas categorias saúde e ambiente social, o obteve as 41ª e 40ª colocações, respectivamente. (…)

(http://www.brasil.gov.br)

 

Texto 3

 envelhecimento

 (andradetalis.wordpress.com) 

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Os desafios do envelhecimento na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções

– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

– A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.

– A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

– A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp