Os desafios do combate do bullying nas escolas

bullying

O bullying é um problema crônico no ambiente escolar tanto nacional, quanto internacional. Ele se caracteriza pela perseguição e prática de atos violentos (sejam eles físicos ou psicológicos) de maneira sistemática. Nesse sentido, esse quadro é evidenciado principalmente entre crianças e adolescentes e pode gerar traumas e problemas de socialização, merecendo assim uma atenção e um engajamento no seu combate. 

DADOS SOBRE O BULLYING 

Geralmente as vítimas do bullying são indivíduos que não se enquadram em algum padrão social, seja de beleza, de personalidade, de gosto ou de comportamento. Isso ocorre sobretudo porque a escola se comporta como uma pequena simulação da sociedade, em que o jovem acaba absorvendo suas padronizações e replicando esses comportamentos. Se a sociedade é excludente, intransigente e agressiva, isso vai se refletir nas crianças e fazer com que isso gere impactos no ambiente escolar. Desse modo, pode-se perceber que o bullying carrega consigo preconceitos contra raça, orientação sexual, gênero, e que mais tarde, podem ser convertidos em crimes, caso o agressor não seja devidamente orientado. 

bullying

Segundo pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2019 aproximadamente 30% dos jovens admitiram ter sofrido bullying nas escolas da capital paulista, e 15% admitiram ter cometido bullying, dado preocupante, já que se refere a apenas 1 dos 26 estados brasileiros. 

Já no Reino Unido, a situação também não é muito diferente. Segundo levantamentos feitos pelo país, 57% das crianças já sofreram bullying em algum momento da vida e 1 em cada 5 pensa em suicídio. Além disso, 78% das vítimas confirmaram que a situação provoca ansiedade e até perda de sono e 78% também alegaram não ter encontrado apoio para lidar com a situação. 

REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL

A temática do bullying já é retratada nas produções culturais há algum tempo, o que é ótimo para entendermos melhor a problemática e construirmos um texto bem embasado. 

DEPOIS DE LÚCIA 

Filme mexicano de 2012 narra a história de Alejandra, uma jovem que depois da morte de sua mãe, está iniciando uma nova vida em uma nova cidade ao lado de seu pai. Alejandra logo ingressa em um novo colégio e faz novas amizades, no entanto, a menina começa a sofrer abusos físicos e psicológicos de seus novos amigos e envergonhada não busca por apoio. 

CARRIE A ESTRANHA

Carrie é uma jovem tímida que ao longo de sua vida foi perseguida e humilhada por colegas de classe e por professores, e que é impedida pela mãe de conhecer o mundo e levar uma vida normal. Após ser humilhada e constrangida no baile da escola, Carrie descobre ter poderes telecinéticos e desconta todas as suas mágoas naqueles que a feriram. 

EXTRAORDINÁRIO 

Augie é um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial e teve que enfrentar ao longo da vida diversas cirurgias. Pela primeira vez na vida ele vai começar a estudar em um colégio regular e conviver com outras crianças. Embora o menino descubra um outro lado da vida com a escola, ele também vai descobrir o que é o bullying, mas com o apoio da família e de amigos, Augie transformará a vida de toda uma comunidade. 

Gostou das dicas? Para acompanhar o Blog do QG, clique aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp