Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente

QGnianos dos cursos Completo ENEM +Combo Completo ENEM + Foca na MedicinaCombo Completo Enem + Foca nas Humanas ou do pacote ILIMITADO saiu mais um tema de redação, dessa vez sobre sistema carcerário! As correções são pela Imaginie, maior plataforma de correções de redações para ENEM e vestibulares.Não deixe de conferir o tema até o final e ler a redação modelo sobre o Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente.

As redações deverão ser entregues pela área do aluno nova: http://aluno.enem.com.br.

Atenção: Para os alunos do curso Completo, o prazo de entrega é até 12/11. Já para os alunos do Ilimitado, o prazo é até o dia 05/11.

Curso Completo: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 12/11/2017.

Ilimitado: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 05/11/2017.

Já conferiu os 10 possíveis temas da redação do ENEM 2017? Clique aqui para ver!

Tema: Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Impacto Ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. É importante saber que avaliar as consequências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos. As ações humanas sobre o meio ambiente tem o lado positivo e/ou negativo, dependendo da qualidade da intervenção desenvolvida. A ciência e a tecnologia podem ser utilizadas corretamente, contribuindo enormemente para que o impacto humano sobre a natureza seja positivo e não negativo. De acordo com o tipo de alteração, pode ser ecológica, social e/ou econômica.

Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente.

Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/5382/impacto-ambiental-acao-do-homem-sobre-o-meio-ambiente

TEXTO II

Disponível em: http://planetasustentavel-2011.blogspot.com.br/2011/10/charges-sobre-o-meio-ambiente.html Acesso em: 06 jul. 2015

TEXTO III

Cada vez mais, empresas desenvolvem soluções para preservar o meio ambiente e muitas usam material reciclado. No galpão de uma empresa, em São Paulo, gabinetes de televisão e computadores sucateados viram matéria-prima de qualidade. O plástico dos produtos é separado e reciclado.

O processo é feito em máquinas. O plástico é triturado, derretido e resfriado. Por fim, é transformado em grãos e está pronto para ser reaproveitado no mercado. (…)

Segundo dados do Instituto Sócioambiental do Plástico, o Brasil descarta anualmente mais de 2,2 milhões de toneladas do material. O número é considerado muito alto, mas com ações de reciclagem é possível minimizar os impactos causados ao meio-ambiente

“O plástico, como a gente sabe, ele tem uma decomposição muito demorada, então se a gente reaproveitar esse plástico, reciclar o plástico e utilizar ele a gente vai ter bons produtos e manter um ambiente muito bom”, opina Kashimata.

Disponível em: http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/08/empresas-trazem-solucoes-para-preservar-meio-ambiente.html

TEXTO IV

Saiu na semana passada: de acordo com um estudo da Universidade de Stanford, estamos sem sombra de dúvida vivendo a sexta grande extinção. Espécies estão morrendo cem vezes mais rápido que a média. Não desapareciam tantas formas de vida assim desde o fim dos dinossauros.(…)

Acredita-se que a reviravolta no mundo causada por nós é a maior desde o surgimento de micro-organismos capazes de fazer fotossíntese, há 2,4 bilhões de anos. Isso oxigenou a atmosfera da Terra e abriu espaço para a vida como conhecemos. É uma honra duvidosa ser responsável por um evento na direção oposta.E onde termina isso?(…) “a humanidade está serrando o galho em que está sentada”. (Adaptado)

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/cientistas-afirmam-vivemos-a-era-da-humanidade

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp