O que são soluções?

Nos vestibulares, um dos tópicos mais abordados em química é o de soluções, e também um dos mais temidos pelos alunos. Muita gente não sabe ao certo o que é uma solução, qualitativamente, de modo que quando se depara com a necessidade da abordagem quantitativa do tema, a complexidade para o vestibulando aumenta exponencialmente.

MISTURAS

Devemos, primordialmente, buscar a definição de mistura, que é um sistema formado por duas ou mais substâncias, compostas ou simples, diferentes, que não reagem entre si, apresentando assim propriedades físicas variáveis e não definidas. Existem, primordialmente, três tipos de misturas:

  • Suspensões: São misturas heterogêneas, que apresentam mais de uma fase. O diâmetro das partículas é superior a 1000nm (nanômetro). Quando em água, o óleo forma uma suspensão, ou dispersão grosseira, pois é claramente discernível a olho nu duas fases (óleo e água). Aqui, os componentes da mistura podem ser separados por processos mecânicos.

  • Coloides: São misturas que aparentam ser homogêneas, contudo, são na realidade heterogêneas: o tamanho médio das partículas do disperso se encontra entre 1 e 1000 nm. Esse discernimento de fase pode ser observado através da utilização de microscópios eletrônicos. A classificação de coloides é bem variada. De acordo com seus componentes podemos verificar, o Sol, que é uma mistura de um sólido em um líquido, como são as tintas, gel, que uma mistura de um líquido em um sólido, como a gelatina,  a Emulsão, que é de um líquido em outro líquido, como o Leite e a Maionese. Diferentemente de em uma solução, os componentes de uma dispersão coloidal podem ser separados por processos mecânicos específicos, como a ultracentrifugação.

  • Soluções: São misturas homogêneas, que apresentam apenas uma fase: as partículas do disperso apresentam um diâmetro inferior a 1 nm. Sua visualização é impossibilitada inclusive com um microscópio eletrônico. A separação de seus componentes é possibilitada apenas através de procedimentos físicos, onde há mudança de fase de algum de seus componentes.

SOLUÇÕES

Toda mistura homogênea é uma solução, como o ar atmosférico, um sal em água e várias outras situações presentes em nossos cotidiano. Toda solução é composta por:

• Soluto:  substância presente em menor quantidade. É dissolvido pelo solvente;

• Solvente: substância presente em maior quantidade. Dissolve o soluto;

Em uma solução de KMnO4 em água, por exemplo o soluto é o sal, enquanto o solvente é a água.

Quais outras substâncias são solúveis em água? Veja na tabela abaixo!

Um gás também pode ser solúvel em á água, conforme enunciado na Lei de Henry: a solubilidade de um gás em solução aumenta quanto menor for a temperatura e quanto maior for a pressão do sistema.


 S = K . P

Onde,
: solubilidade do gás
K : Constante de Henry
P : Pressão do sistema


Tá a fim de ver tudo isso explicadinho pelos nossos professores e ficar ligado em vários outros assuntos tanto de química quanto de outras matérias? O Curso Ilimitado vai fazer você arrasar não só no o Enem como em todos os vestibulares que você deseja!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp