Olimpíadas no Enem: Como os jogos do Rio podem aparecer no Enem? – Parte 3

Ciências da Natureza

Química

Ao ver os ginastas olímpicos conquistar uma medalha, logo pensamos que foi preciso muita garra para não deixar escorregar das mãos aquela vitória. Vitória conquistada não apenas em função da técnica, mas também com a ajuda do Pó de Magnésio!  Sim, isso mesmo! Sem o uso do Pó de Magnésio os ginastas poderiam ESCORREGAR.

Os ginastas olímpicos usam o Pó de Magnésio para aumentar a aderência das mãos aos aparelhos, facilitando os movimentos e evitando os deslizes causados pelas mãos umedecidas pelo suor.  Dessa forma, as propriedades das funções inorgânicas e suas reações podem aparecer no Enem como aconteceu em edições anteriores.

A própria tocha olímpica pode ser abordada no Enem para cobrar reação de combustão e combustíveis. Segundo Guilherme “A tocha funciona como uma espécie de isqueiro aprimorado. Sua estrutura é feita com combustível líquido e funciona através de um sistema que o transforma em gás para que ocorra a combustão e a chama fique acesa. O combustível usado para acendê-la é composto de dois gases: butano e propileno. Esses gases são os responsáveis pelo tom alaranjado da chama. Existe um cartucho dentro da tocha com os combustíveis em estado líquido e sob pressão, além disso, um tubo que o conecta com a superfície onde o fogo irá se acender. Quando a válvula é aberta, ocorre uma diminuição da pressão, e os compostos sobem em forma de gás tornando-se combustíveis para alimentar a chama e fazer com que a tocha se acenda” (Fonte: http://blog.enem.com.br/2016/4197/)”.

Observe agora uma questão de Química que aborda este assunto:

(Vestibular FFB) As tochas atuais utilizam como combustível o propano. Cada tocha possui um cartucho que contém propano líquido sob pressão que vai encaixado por dentro, e um tubo o conecta com o topo. Quando uma válvula é aberta, a pressão diminui e o propano sobe em forma de gás, alimentando a chama. Supondo que cada cartucho tenha cerca de 1,76 g de propano e admitindo as condições normais de temperatura e pressão, o volume de gás carbônico produzido na queima desse combustível é, aproximadamente:

Dados : C = 12 g/mol, H = 1 g/mol, O = 16 g/mol, Volume molar nas condições ambientes = 22,4 L/mol

C3H8(g) + 5O2(g) → 3CO2(g) + 4H2O(g)

a) 2,69 L

b) 0,90 L

c) 0,9 mL

d) 1,69 L

e) 2,69 mL

Gabarito: a

Física

A prova de Física pode brincar com modalidades tradicionais das Olimpíadas e cobrar questões de cinemática. Os estudos de cinemática descrevem o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante. Então, esportes como corrida, natação, etc., podem oferecer subsídios para questões de cinemática.

Vamos a mais uma questão para clarear a sua mente:

(Ufrj) Nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a prova quando foi interceptado por um fanático. A gravação cronometrada do episódio indica que ele perdeu 20 segundos desde o instante em que foi interceptado até o instante em que retomou o curso normal da prova.

Suponha que, no momento do incidente, Vanderlei corresse a 5,0 m/s e que, sem ser interrompido, mantivesse constante sua velocidade.

A distância que nosso atleta teria percorrido durante o tempo perdido:

 a) 120 m

b) 130 m

c) 100 m

d) 115 m

e) 110 m

Resolução:

Gabarito: c

Biologia

Um tema que pode aparecer na prova de biologia é sobre a poluição da baía de Guanabara. Em 2009, quando a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede da Olimpíada, os governos federal, estadual e municipal assumiram o compromisso de diminuir em 80% a poluição da Baía de Guanabara. Foi um dos argumentos para que os Jogos acontecessem no Brasil. Quando faltava pouco mais de um ano para a Olimpíada, o novo secretário de Meio Ambiente do Rio, André Corrêa, anunciou que seria impossível cumprir a meta. O impacto ambiental com a queda do oxigênio nas águas é uma questão que tem todos os elementos para cair no Enem.

O próximo post já está quase pronto. Não percam!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp