Ocupação Amazônica: Linha do Tempo

Os primeiros relatos que temos da ocupação da Amazônia foi com os índios que sobreviviam de acordo com o  que a natureza os dava. Porém, com a chegada dos colonizadores na região, a Amazônia passou a ser sinônimo de riqueza, o que gerou uma ocupação da área que se intensificou com o passar dos anos. Isso, gerou uma série de problemas ambientes que prejudicaram a biodiversidade local.
Confira a linha do tempo:

Amazônia_banner

1494 –Tratado de Tordesilhas: Portugal e Espanha. Com isso, Portugal fica com o leste da América do Sul, já os espanhóis, com o oeste, logo, com a floresta Amazônica.

1540 – Para impedir a invasão dos ingleses, franceses, holandeses, desbravadores lusitanos chegam à floresta.

1637 – Primeira grande expedição: portugueses levam 2 mil pessoas até a floresta para explorar cacau e castanha.

1750 – Tratado de Madri: portugueses e espanhóis concorda que os donos das terras seriam os que a usavam e ocupavam. Logo, a Amazônia passou a ser dos portugueses e uma fronteira passou a ser estabelecida.

Fim do século XIX – Revolução Industrial: fábricas inglesas começam a importar matéria prima, incluindo a borracha que começou a ser fortemente explorada na floresta. Com isso, aproximadamente 300 mil nordestino migraram para a Amazônia e se tornaram seringueiros.

1940 – Marcha para o Oeste: Getúlio Vargas instiga a ocupação do oeste brasileiro.

 

1960 –”Integrar para não Entregar”: para integrar a Amazônia ao resto do país , os militares pregam a proteção da floresta contra a “internacionalização”. Assim, foi construída a Transamazônica, principal obra em infraestrutura do período.

1970 – 7 milhões de pessoas moram na Amazônia, porém, isto gera grandes problemas ambientais e o desmatamento da floresta chega a 14 milhões de hectares.

1980 – “Pulmão do mundo”. Os problemas ambientais na floresta tomam âmbito mundial. Em 1988, Chico Mendes é assassinado, o que aumenta a pressão internacional em relação à preservação da Amazônia.

 

1990 – Com a produção de soja, o desmatamento ainda é maior. O desmatamento chega a 41 milhões de hectares.

2000 – 21 milhões habitam a Amazônia e a pecuária passa a ser o principal responsável pelo desmatamento local.

2005 – 2009 – A missionária Dorothy Stang é assassinada e a área de desmatamento chega 70 milhões de hectares.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp