O que você precisa saber sobre o Enade 2019

enade 2019

Nesta terça-feira (20), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2019, que verifica a qualidade dos cursos de graduação a partir do desempenho de seus alunos na prova. O índice é uma ferramenta para quem está para entrar na faculdade, seja ela pública ou privada. No post de hoje, a gente te conta tudo o você, vestibulando(a), precisa saber sobre ele.

O que é o Enade? 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é aplicado desde 2004 pelo Inep, sendo um componente obrigatório dos cursos de graduação. Ele é composto por um questionário individual e a prova, que é dividida entre conhecimentos gerais e específicos.

A partir deles, dois índices são calculados. O primeiro é o conceito Enade, que mede o desempenho dos estudantes concluintes na prova e com isso confere uma nota de 1 a 5 ao curso e instituição. Quanto maior o número, maior a qualidade.

Já o segundo é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O nome parece complicado, mas a ideia é simples: verificar quanto a graduação contribuiu para a formação do aluno(a) que está perto de se formar. Para isso, é feita uma comparação entre o resultado desses alunos(as) no Enem e no Enade.

Fique por dentro das notícias sobre o Enem e vestibulares! 

enade 2019

O Enade 2019

A edição do último ano avaliou 389.843 estudantes concluintes da educação superior. Desse total, 76% dos alunos(as) eram de instituições privadas. Nesta edição, 29 cursos de bacharelado e tecnológicos foram avaliados, dentre eles as engenharias, as ciências agrárias e da saúde e de meio ambiente.

Apesar de a maioria das instituições e estudantes participantes serem do ensino privado, 81,5% dos cursos de graduação que alcançaram a nota máxima do Enade são de universidades públicas do âmbito federal e estadual. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, dos 46 cursos que conquistaram conceito 5 apenas dois deles eram de universidades particulares.

Saiba mais sobre o Enade 2019 aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp