O que você deve saber antes de se tornar um universitário

Os resultados dos vestibulares estão próximos, então, novas oportunidades vão aparecer na sua nova vida de calouro. Veja alguns pontos em que é preciso ficar de olho.

Tipos de instituição

É importante entender a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário. Vamos lá!
A faculdade é a instituição que se compromete apenas com o básico: o ensino, isto é, o professor na sala de aula dando a matéria.
O centro universitário é o que também oferece o ensino, contudo busca desenvolver um pouco de pesquisa e extensão.
A Universidade busca desenvolver ao máximo ensino, pesquisa e extensão.

A pesquisa e a extensão podem oferecer muito ao estudante. Por exemplo, um estudante de Ciências Contábeis que se dedicasse a uma atividade de extensão onde tira dúvidas da população sobre imposto de renda. Esse tipo de atividade pode ser adicionada ao currículo depois. Além disso, os projetos de pesquisa e extensão costumam ser remunerados.
Uma outra ótima opção é a monitoria. O estudante pode trabalhar dentro da universidade, ou seja, ganhando experiência, e, no caso de uma universidade particular, recebe uma bolsa de estudos, que pode reduzir a mensalidade entre 50% a 70%.
Outra opção é a participação nas entidades estudantis. Os centros acadêmicos são geridos pelos próprios estudantes e costumam investir em projetos sociais e empresas júnior, que podem auxiliar muito na hora de adquirir experiência profissional.
Vá atrás do seu diferencial. Muitos têm o diploma, por isso é importante buscar aquilo em que você pode fazer melhor do que os outros.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp