Saiba o que são os conectivos de adição e a usá-los da maneira correta

345
Postado: 16 de dezembro, 2021
conectivos de adição

Você sabe o que são os conectivos de adição? Bom, os conectivos, de uma forma geral, servem para associar ideias e estabelecer uma ligação de sentido entre elas. Eles servem para estabelecer a coesão em um texto. E, normalmente, é estabelecido por conjunções, pronomes ou advérbios. 

Logo, os conectivos de adição são um dos tipos de conectivos existentes. Portanto, antes de iniciar os estudos específicos de cada tipo de conectivo, é interessante saber o que de fato eles são.

Quer saber mais sobre eles? Então continue lendo este artigo! 

O que são conectivos? 

conectivos de adição

Os conectivos são palavras que possibilitam que um texto possua uma estrutura bem articulada. Ou seja, eles irão garantir uma sequência lógica de ideias através da ligação entre frases, períodos e parágrafos. 

É fundamental possuir diversos conectivos em uma redação, pois são eles que garantem a coesão e coerência textual. 

Existem diversos tipos de conectivos: 

oposição;

tempo;

conclusão;

dúvida;

finalidade;

conformidade;

condição;

opinião;

causa;

afirmação;

adição.

Vamos falar um pouco mais sobre os conectivos de adição. Se liga!

O que são conectivos de adição?

Os conectivos de adição são utilizados para inserir uma informação nova ao longo do texto que faça relação de sentido com algo que já foi citado anteriormente.

Isso quer dizer que eles servem para auxiliar o redator a estabelecer uma ligação entre partes do texto.

Veja alguns exemplos de conectivos de adição:

  • ademais;
  • ainda mais;
  • ainda por cima;
  • além disso;
  • como ainda;
  • como também;
  • de igual modo;
  • de novo;
  • e;
  • e ainda;
  • mas também;
  • não apenas;
  • não só;
  • não também;
  • nem; 
  • outrossim;
  • novamente.

Como usar os conectivos de adição na redação 

Os conectivos de adição são facilmente encontrados em boa redação do Enem. Veja alguns exemplos:

Tema: Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea

Conectivo de adição: além disso 

Além disso, outro fator que contribui para o aumento da ansiedade contemporânea é o tabu relacionado à medicalização. Para o psiquiatra Daniel Martins Barros, o uso de  remédios para transtornos de ansiedade ainda é um tabu na sociedade, sendo cercada de mitos, como aumento de peso e impotência. Todavida, embora remédios possuam efeitos colaterais, os da atualidade são minimizados quimícamente e são mais fáceis de serem encontrados. Além disso, para o médico Drauzio Varella, o  não uso de remédios pode desencadear crises mais profundas que leva à morte por insuficiência respiratória ou ao suicídio. 

Tema: Os perigos da alienação parental

Conectivo de adição: outrossim 

Outrossim, o documentário “A morte inventada” retrata histórias de pessoas que sofreram com a alienação parental na infância, levando-as a acreditar em versões negativas do outro genitor e ocasionando traumas aos indivíduos. De forma análoga, no Brasil, essa situação se assemelha ao cotidiano dos infantes, podendo ser agravada, tendo em vista que uma grande parcela destes apresenta distúrbios de natureza psicológica, tais como depressão e ansiedade. Sob essa ótica, esse cenário é agravado, já que há um deficiente acompanhamento psicológico às vítimas dessa violência. Diante disso, depreende-se ser inadmissível que as crianças e os adolescentes continuem desenvolvendo problemas psicológicos e que estes sejam agravados pela falta apoio necessária. 

Tema: A alimentação na rede pública de ensino

Conectivo de adição: ademais

Ademais, é imperativo ressaltar que a carência de alimentos saldáveis implicará na formação e no desenvolvimento do indivíduo. À luz dessa ideia, de acordo com o jornalista irlandês George Bernard Shaw o progresso é impossível sem mudança. Nesse sentido, para que aconteça modificações nesse quadro deletério, é necessário que haja planos de contratação de profissionais da área de saúde, com o intuito de melhorar as refeições estudantis e garantir a formação completa do indivíduo.

Espero que esse artigo sobre conectivos de adição tenha sido útil para você, e para dar continuidade nos seus estudos leia o nosso próximo artigo do blog que explica o que é interjeição, quais são seus tipos e como usá-las