O que são as Habilidades e Competências do Enem?

Entenda os pontos cobrados pela banca do ENEM na prova

781
Postado: 1 de junho, 2020
habilidades e competências

Ao contrário de muitos vestibulares, a banca do ENEM não apresenta uma ementa para a prova. Ou seja, no edital do vestibular, você não irá encontrar, dentro de cada área, tópicos específicos de cada disciplina que serão abordados nos dias de prova. Para tratar sobre os assuntos que irão aparecer, a banca do ENEM utiliza-se das habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos candidatos. O que seria esse método?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que, desde sua reformulação a partir do ano de 2009, tem buscado desenvolver um método de avaliação que examine o corpo educacional em nível nacional de maneira a não apenas valorizar o lado conteudista do processo de aprendizagem. O ENEM é montado também com um propósito cidadão, trazendo questões e abordagens que trabalhem noções de cidadania importantíssimas. O próprio tema de redação, ao trazer debates atuais da realidade brasileira, demonstra essa intenção de maneira clara.

habilidades e competências

Com isso, a banca visa qualificar os alunos em algumas competências que espera que os candidatos desenvolvam a partir de algumas habilidades próprias. Por isso, ela não especifica conteúdo por conteúdo, por exemplo:

Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros,
racionais e reais.
H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos
números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre
afirmações quantitativas.
H5 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

Essa matriz de referência citada aborda a prova de Matemática. Como podemos observar, não tem especificado, por exemplo, uma matéria de probabilidade ou porcentagem. No entanto, em cada uma dessas habilidades, os estudos sobre esses assuntos podem ser utilizados para desenvolver a competência geral.

Por fim, vale a pena ressaltar que esse aspecto da matriz de referência do ENEM é importantíssimo para guiar os estudos durante toda a preparação para o vestibular. As habilidades e competências da prova vão trazendo aos poucos todos aqueles assuntos que tratamos durante o ano, no entanto, sempre lembre: o mais importante é desenvolvê-las na prova!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog do QG, clicando aqui!