O que saber pós ENEM 2019?

pós enem 2019

O ENEM 2019 passou, e agora? Sabemos que a expectativa é de saber logo a nota final da prova e se a aprovação vem ou não. Para acalmar o coração dos vestibulandos, resolvemos reunir nessa matéria tudo o que é bom saber nesse período pós ENEM.

Gabarito oficial

O gabarito oficial do Exame foi divulgado pelo INEP no dia 13 de novembro, dois dias após a segunda aplicação das provas. Junto do gabarito, foram divulgados os cadernos de questões. São seis cadernos de questões e, respectivamente, seis gabaritos diferentes. As respostas podem ser conferidas em nosso site especial da Correção Enem 2019, no aplicativo do Exame e no portal do Inep.

É importante frisar que o gabarito oficial não dá a nota final do Exame. Essa nota será divulgada apenas em janeiro de 2020, mas ainda não tem um dia definido pelo Inep.

pós enem 2019

SISU 2020

Depois de recebida a nota, o Sistema de Seleção Unificada será uma das portas de entrada do vestibulando usando a nota do ENEM 2019 para a Universidade. As datas do Sistema de Seleção ainda não foram divulgadas, mas já é possível conferir as perguntas mais frequentes e consultar o que é e como participar do processo seletivo. O site do programa está disponível aqui: http://sisu.mec.gov.br/

Vagas ofertadas

Algumas Universidades divulgaram o número de vagas que ofertará para o ingresso pelo SISU, que usará a nota do ENEM 2019. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ofertará 8.768 vagas, mas no entanto, os cursos que necessitam de Teste de Habilidades Específicas não abrirão vagas, como Arquitetura e Urbanismo, Dança e Música.

O IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul) ofertará 960 vagas para o primeiro semestre de 2020. Serão 17 cursos disponíveis para ingresso. Somando ao IFMS, outras Universidades públicas do estado ofertarão 6 mil vagas. A UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) é a instituição com maior número de ofertas: 2.054 vagas disponíveis.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) divulgou uma lista de notas mínimas e máximas para se ter no SISU e ser selecionado para o curso escolhido. É possível consultar a lista completa aqui.

Fique por dentro de todas as notícias sobre o ENEM e o SISU 2020

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp