O que não pode faltar na sua prova de Naturezas do ENEM?

prova de naturezas do enem

Estamos na reta final do ENEM e, para fechar, temos a segunda prova nesse domingo (10/11), que conta com Naturezas (biologia, química e física) e Exatas (matemática). É muito importante saber se organizar na hora de fazer a prova e, para isso, preparamos uma matéria sobre como se preparar e fazer uma ótima prova de Naturezas:

  • Interpretação de Gráficos:

Não tem como fugir deles; aparecem em Humanas, Exatas e em Naturezas também não faltam. É muito importante saber extrair informações do gráfico, porque acreditem, até mesmo quando já tem dados no enunciado e o gráfico não é crucial para fazer a questão, ele pode te ajudar.

prova de naturezas do enem

  • Fórmulas são suas amigas:

As questões de física e química apesar de apresentarem também questões teóricas, sempre possuem as matemáticas, que normalmente (principalmente em física) são resolvidas por meio de fórmulas. Por isso, é aconselhável anotar todas as fórmulas que você lembrar assim que abrir a prova, ainda mais se tiver fresquinho na memória, mas não se preocupe em lembrar de tudo logo de cara.

  • Comece pelo seu ponto forte:

A prova de naturezas, por apresentar 3 disciplinas, te dá a chance de iniciar pela matéria que você tem mais afinidade. Isso é bom porque a matéria que é mais fácil para a gente, normalmente, é a que nos damos melhor, o que eleva a nossa autoestima e nos deixa mais confiante para o resto da prova.

  • Atenção ao tempo:

Não perca a tempo à toa, principalmente com questões difíceis. Aqui no blog já falamos diversas vezes mas é sempre bom relembrar: o ENEM possuiu um sistema de correção baseado na interpretação do TRI, que faz com que acertar questões fáceis suba a sua nota. Então, o objetivo aqui é: acertar as fáceis e tente as difíceis, mas não gaste muito tempo com elas.

  • Não ignore a atualidade:

As provas de Ciências de Natureza sempre costumam pautar assuntos contemporâneos e acontecimentos do ano da prova, então, relembrar pontos importantes do ano 2019 pode te dar muitas dicas de conteúdo cobrado. Por exemplo, em Biologia temos acontecimentos como as queimadas da Amazônia, o sarampo, o rompimento da barragem de Brumadinho; em Química temos os 150 anos da tabela periódica, a nova série ´´Chernobyl´´, a bateria de íons de lítio que ganhou o Nobel de Química; em Física temos a primeira foto do buraco negro, evolução do universo como tema ganhador do Nobel de Física e o físico brasileiro Marcelo Gleiser que foi premiado esse ano.

  • Atenção as unidades:

Em química e física é muito comum que a questão peça um resultado em alguma unidade diferente daquela que as contas vão te levar, e isso sempre acaba levando muitos ao erro. Então, sempre sublinhe a unidade pedida e, caso for necessário, faça a conversão no final. Ademais, unidades muitas vezes podem te dar dicas de qual é a matéria tratada, ou qual a fórmula necessária.

  • Se tiver texto, leia antes o enunciado:

Na verdade, antes de qualquer questão, é bom ler antes o enunciado, mas quando o assunto é texto, é mais necessário do que nunca. Isso porque você lê o texto já sabendo do que está à procura, conseguindo focar mais, ao invés de ter que ler um texto diversas vezes para achar os dados necessários.

Com essas dicas, administrar seu tempo durante a prova deve ficar mais fácil. É bom que nessa última semana, você foque nos assuntos mais frequentes que costumam aparecer na prova de Naturezas. Saiba mais sobre nossa programação para essa semana clicando aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp