O que mais mata animais silvestres no Brasil?

Conhecer melhor o nosso país é ponto fundamental no ENEM. Hoje, vamos abordar um tema pouco falado, mas muito importante. Você sabia que a maior causa de mortes de animais silvestres no Brasil é por atropelamento?  Harpias, antas, onças e muitos outros são as vítimas diárias desses acidentes.

A morte de animais silvestres por atropelamento ultrapassa o número de casos de caça ilegal, poluição e desmatamento. O estudo feito pela Universidade Federal de Lavras concluiu que a cada segundo, 15 animais são atropelados. Invertebrados de pequeno porte, como sapos e cobras, respondem a 90% das vítimas. Animais de médio porte (macacos, gambás) representam 40 milhões, e de grande porte (antas, lobos e onças), 5 milhões. Nossas estradas não foram planejadas considerando a fauna ao redor.

A situação é tão crítica, que especialistas não estão tendo tempo de estudar o que está acontecendo. Ao redor da BR-101, já haviam sido identificados 70 espécies de morcego, 47 já foram atropeladas, e uma delas era desconhecida da ciência. Apenas nesta rodovia são registradas 50 mortes de animais silvestres por dia.

Grande problema dessa situação é o impacto gerado na biodiversidade. Uma solução são os dutos de drenagem sob as pistas, mas nem todos os animais mudam seus hábitos, e se mudam, demoram anos até se adaptarem. Com isso, mudar os hábitos dos motoristas acaba sendo um caminho mais simples.

A CBEE (Centro Brasileiro de Estudos de Ecologias e Estradas) criou um aplicativo onde qualquer pessoa pode tirar fotos e enviar imagens de acidentes com animais. Os registros são enviados para uma base de dados central e cadastrados. Assim, pode-se saber quais áreas das estradas são as com mais atropelamentos. E a partir daí, buscar soluções mais específicas. Esse estudo pode ser a chave para o melhor planejamento ao construir rodovias, considerando a fauna ao redor.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp