O que fazer se não tiver preparado para o tema da Redação do ENEM?

prova de redação do ENEM

Estamos há poucos dias da prova mais temida do ano: a prova de redação do ENEM. Mas como a semana pede mais calma e menos desespero, é essencial que a gente revise alguns pontos e descanse para a prova. Pensando nisso, fizemos uma matéria sobre tudo que pode te ajudar caso você não se sinta preparado para o tema proposto pelo ENEM. Confira!

1. Existe oráculo?

A primeira coisa que devemos levar em consideração em relação ao tema da redação do ENEM, é que nem todos os palpites estão corretos. Ao longo do ano, diversos professores, colégios e sites organizam os possíveis temas para você fazer, estudar e se preparar para a prova. No entanto, vale lembrar que nem sempre o tema que cai é o esperado, e que esses assuntos propostos são apenas materiais de apoio. O ideal é você estudar de tudo um pouco visando temas mais gerais, como educação, meio ambiente e tecnologia. Dessa forma, você conseguirá montar um repertório próprio que pode te ajudar em diversos temas mais específicos!

prova de redação do ENEM

2. Chuva de ideias

Quando nos deparamos com o tema proposto, é normal ficarmos nervosos, sem ideia ou com muitas ideias, mas relaxa! Faça um breve resumo sobre tudo que você pode usar como tese e argumento na sua redação e, a partir disso, selecione os três melhores tópicos e pense em quais parágrafos eles se encaixarão. Assim, você consegue fazer uma peneira e organizar melhor seu pensamento!

3. Linguagens e Ciências humanas

Quando estamos zerados de pensamentos, muitas vezes ficamos paralisados tentando formular alguma coisa. No entanto, por que não fazer uma pausa? Às vezes dar uma olhadinha na prova de linguagens e de ciências humanas pode clarear a sua mente e te ajudar na argumentação!

4. Textos motivadores

Como o ENEM se trata de uma prova extensa e cansativa, muitos estudantes acabam ignorando os textos de apoio da prova de redação. No entanto, é SUPER importante que você leia o conteúdo de apoio, pois nem sempre nós entendemos o tema corretamente e quem nos salva nesse momento são esses textos, que direcionam nosso raciocínio.

5. Estude!

Um outro ponto muito importante é que a prova de redação do ENEM tem como uma das principais características, avaliar o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio. Por isso, é essencial que você vestibulando se dedique para outras disciplinas, pois elas te darão muito apoio na hora que você estiver travado para argumentar.

Por fim, a dica mais preciosa que podemos transmitir é que vocês tenham calma! Ter uma boa noite de sono, respirar fundo e estar hidratado são elementos imprescindíveis para realizar uma boa prova, e ter clareza nas ideias. Assim, a redação nota mil vem!

Continue acompanhando nossas dicas, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp