O Que é o FIES?

O que é?
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) foi criado pelo governo federal para auxiliar estudantes brasileiros a financiar cursos de nível superior em instituições particulares de ensino. É um financiamento que o aluno começa a pagar um ano e meio depois de formado. Dependendo da realidade financeira da pessoa, o financiamento pode cobrir 50%, 75% ou 100% do valor das mensalidades do curso superior.

Passo a passo

  1. Faça a sua matrícula no site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/;
  2. Se todos os requisitos forem preenchidos, você deve assinar um contrato de financiamento no banco;
  3. Ao longo da graduação, o FIES paga as mensalidades diretamente para a faculdade e você só precisa pagar o valor que corresponde aos juros do empréstimo que são parcelas de no máximo R$ 50,00 a cada três meses;
  4. Depois de concluir a graduação, você continua a pagar somente os juros durante um ano e meio;
  5. Um ano e meio depois, você começará a pagar o financiamento, que pode ser parcelado em muitas parcelas e ser paga em até três vezes a duração do curso financiado, mais um ano.Dessa forma, se você financiar um curso de 4 anos, por exemplo, terá 13 anos para pagar, começando um ano e meio depois de formado.

Quem pode solicitar o FIES? Pode participar do FIES quem:Fies

  • tem renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos;
  • tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem (para estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010), com pelo menos 450 pontos de média nas provas e nota maior do que zero na redação;
  • tem comprometimento da renda familiar bruta com a mensalidade do curso de 20% ou mais e
  • está matriculado regularmente em curso superior presencial participante do FIES.

 E quem não pode solicitar o FIES?

  • Possui renda familiar bruta maior do que 20 salários mínimos;
  • Tem matrícula irregular (trancada);
  • Já usou o financiamento do FIES uma vez;
  • Está com débito no Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Quem concluiu o ensino médio a partir de 2010 e não fez o Enem (exceto alguns casos, como o de professores da rede pública).

Como faço para realizar a minha inscrição no FIES?

 Acesse o portal oficial do programa: sisfiesportal.mec.gov.br. Primeiro, você deve se cadastrar no portal informando seu CPF e criando uma senha de acesso. As três etapas principais do processor de inscrição no FIES são:

  1. Fazer a inscrição no site do FIES;
  2. Validar as informações na faculdade;
  3. Contratar o financiamento no banco.

No portal do FIES, é possível simular o financiamento do curso a fim de verificar qual valor poderá ser financiado e em quanto tempo o financiamento deverá ser quitado por você. As informações solicitadas devem ser preenchidas corretamente, uma vez que deverão ser comprovadas através de documentos.

Depois de comprovar as informações, você deverá se dirigir ao Banco do Brasil ou até a Caixa Econômica Federal que são os bancos autorizados pelo MEC (Ministério da Educação) a fazer o financiamento. Você escolhe o banco na etapa de inscrição no portal do programa.

Vale ressaltar que estudantes que possuem bolsa parcial do ProUni podem solicitar o financiamento do restante das parcelas do curso. Para isso, o estudante precisa pedir o FIES para o mesmo curso e mesma instituição de ensino onde tem a bolsa parcial do ProUni. Além disso, a soma dos dois benefícios não pode ultrapassar o valor da mensalidade com desconto.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp